Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKLUC
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Avaliação no processo ensino aprendizagem na Escola Municipal Água Branca 3º ano |
Authors: | Neusa Alves da Silva Taveira |
First Advisor: | Giselle Cristina Rodrigues |
Abstract: | O trabalho ora apresentado discorre sobre novas perspectivas de avaliar o desenvolvimento do ensino aprendizagem na Escola Municipal Água, 3º ano, porque acreditamos que o processo avaliativo tem o papel de analisar o desempenho do aluno e orientar o trabalho pedagógico mediante as reflexões acerca dos resultados. Neste sentido, entendemos que a avaliação deve ser contínua e sistêmica, porém não deve ser usada de forma errônea, pois pode gerar o fracasso e a evasão escolar. A escola que pretende ter uma educação de qualidade precisa por finalidade à promoção e a emancipação humana. Também discutimos sobre os instrumentos avaliativos; notas, conceitos, avaliações externas e internas bem como o resultado das mesmas. A análise enfoca que a avaliação não deve ser usada para medir a aprendizagem do aluno, pois as notas têm que ser usadas como fonte para o replanejamento, e para compreender o nível de assimilação do educando. Quanto aos instrumentos, esses jamais devem servir apenas para medir o rendimento do aluno. Para termos uma educação de qualidade e eficaz temos que trabalhar com instrumentos de avaliação, sobretudo como ponto de partida e diagnóstico para identificar as dificuldades que precisam ser trabalhadas e consolidadas. |
Subject: | Rendimento escolar Escolas Organização e administração Avaliação educacional |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKLUC |
Issue Date: | 17-Dec-2013 |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_neusa_alves_da_silva_taveira.pdf | 166 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.