Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKLUC
Type: Monografias de Especialização
Title: Avaliação no processo ensino aprendizagem na Escola Municipal Água Branca 3º ano
Authors: Neusa Alves da Silva Taveira
First Advisor: Giselle Cristina Rodrigues
Abstract: O trabalho ora apresentado discorre sobre novas perspectivas de avaliar o desenvolvimento do ensino aprendizagem na Escola Municipal Água, 3º ano, porque acreditamos que o processo avaliativo tem o papel de analisar o desempenho do aluno e orientar o trabalho pedagógico mediante as reflexões acerca dos resultados. Neste sentido, entendemos que a avaliação deve ser contínua e sistêmica, porém não deve ser usada de forma errônea, pois pode gerar o fracasso e a evasão escolar. A escola que pretende ter uma educação de qualidade precisa por finalidade à promoção e a emancipação humana. Também discutimos sobre os instrumentos avaliativos; notas, conceitos, avaliações externas e internas bem como o resultado das mesmas. A análise enfoca que a avaliação não deve ser usada para medir a aprendizagem do aluno, pois as notas têm que ser usadas como fonte para o replanejamento, e para compreender o nível de assimilação do educando. Quanto aos instrumentos, esses jamais devem servir apenas para medir o rendimento do aluno. Para termos uma educação de qualidade e eficaz temos que trabalhar com instrumentos de avaliação, sobretudo como ponto de partida e diagnóstico para identificar as dificuldades que precisam ser trabalhadas e consolidadas.
Subject: Rendimento escolar
Escolas Organização e administração
Avaliação educacional
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKLUC
Issue Date: 17-Dec-2013
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_neusa_alves_da_silva_taveira.pdf166 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.