Intranet: uma ferramenta estratégica de apoio à gestão do conhecimento nas organizações
Carregando...
Data
Autor(es)
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Federal de Minas Gerais
Descrição
Tipo
Monografia de especialização
Título alternativo
Primeiro orientador
Membros da banca
Resumo
Na atual conjuntura empresarial, a busca por diferenciais competitivos é uma tarefa bastante complexa e decisiva na disputa pelo mercado. O conhecimento corporativo de cada empresa a caracteriza de forma ímpar e, se for bem administrado e gerenciado, fatalmente oferecerá à corporação um grande diferencial competitivo sobre o seu negócio. Este trabalho tem como objetivo mostrar que o conhecimento bem gerenciado pode vir a ser o melhor investimento que se faz em uma organização. Nesse sentido, analisou-se uma das ferramentas de apoio à disseminação do conhecimento e da informação nas organizações: as intranets. Para tanto, desenvolveu-se, primeiramente, um estudo da gestão do conhecimento nas organizações e, em um segundo momento, abordou-se a origem e a evolução da intranet assim como sua importância para as organizações.
Abstract
In the current enterprise conjuncture, the search for competitive differentials is a very complex and decisive task in the market competition. The corporative knowledge of each company characterizes it in a unique way and, if it is well administrated and managed, it will consequently offer the corporation a great competitive differential on its business. This work has as objective to show that the well-managed knowledge can become the best investment one can do in an organization. In this direction, it was analyzed one of the tools of support to the knowledge dissemination and of the information in the organizations and, in a second moment, the origin and evolution of the intranet was approached as well as its importance to the organizations.
Assunto
Gestão do conhecimento, Intranets (Redes de computação)
Palavras-chave
Gestão do conhecimento, Portais corporativos, Intranets