Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKNUV
Tipo: Monografias de Especialização
Título: O currículo no contexto social da Escola Estadual de Felisburgo
Autor(es): Bruna Layla Neres Matos
Primeiro Orientador: Denise França Stehling
Primeiro membro da banca : Charles Moreira Cunha
Resumo: O presente trabalho tem como campo de observações e práticas a Escola Estadual de Felisburgo, tendo como foco o Projeto Político Pedagógico existente na mesma. O currículo é o enfoque principal da educação, pois em decorrência de seu caráter socializador ele se torna o local onde repercutem os interesses sociais e políticos. Ao contextualizá-lo deve-se ter claro que esse instrumento é cultural e social, onde se alicerça a vida social e democrática do país, visto que a formação real deve ser sustentada por todos os envolvidos com o fazer educação. O currículo é um instrumento de função socializador, um elemento imprescindível à prática pedagógica, pois ele está estritamente ligado às variações dos conteúdos, a sociedade e a profissionalização dos docentes. A educação tem poder ímpar na sociedade, através dela é que o conhecimento é distribuído e o currículo passa a ser considerado como um veículo de interesses sociais que concordam com valores e crenças dos grupos dominantes. Sendo assim, compreende-se que a questão curricular é o enfoque principal da educação, pois é principalmente através dele que acontecem os processos de mudança. O mundo está em movimento acelerado detransformações e a escola, como veículo socializador, deve oferecer um currículo que acompanhe essas mudanças para que não se torne algo obsoleto, sem funcionalidade quando relacionarmos com outras instâncias de informações tão próximas e tão presentes na vida em sociedade. Com o propósito de desmistificar a dicotomia entre fazer e executar o currículo, buscou-se nesse trabalho o suporte teórico para aprofundar o entendimento desse tema tão importante para a educação,visando identificar os fatores que compõem essas discussões.
Assunto: Currículos
Sociologia educacional
Planejamento educacional
Escolas Organização e administração
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKNUV
Data do documento: 30-Nov-2013
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Escolar EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_bruna_layla_neres_matos.pdf208.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.