Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKQFK
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dc.contributor.advisor1Eliandra da Costa Mendespt_BR
dc.creatorRosângela Miranda Fonsecapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T09:30:14Z-
dc.date.available2019-08-10T09:30:14Z-
dc.date.issued2013-10-16pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKQFK-
dc.description.resumoEste trabalho, concebido a partir de uma metodologia teórico bibliográfica, tem por finalidade conhecer e refletir sobre o trabalho dos gestores, que estão a frente das instituições escolares e que tem como meta o desenvolvimento de uma gestão compartilhada. Ao longo do estudo percebemos que para que a escola seja um espaço democrático faz-se necessário: o envolvimento dos alunos, pais, professores, funcionários e gestores, bem como a construção coletiva do PPP e que a mesma tenha assegurada a sua autonomia financeira e pedagógica. A partir da análise do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Dr. Viriato Mascarenhas Gonzaga, foi possível perceber quais são os caminhos a serem trilhados e os obstáculos que precisam ser vencidos para que a instituição efetive a gestão democrática e oferecerá uma educação com mais qualidade.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDemocraciapt_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subject.otherEscolas Gestão democráticapt_BR
dc.subject.otherEscolas Organização e administraçãopt_BR
dc.titleUm novo olhar diante da gestão democráticapt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
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