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http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKRAJ
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | A importância da família na Escola sob a ótica do Projeto Político Pedagógico - PPP |
Autor(es): | Cláudia Luciane de Morais Silva |
Primeiro Orientador: | Angela Carmem Abreu Fraga Fonseca |
Primeiro membro da banca : | Alexandre Borges Miranda |
Resumo: | Este trabalho A importância da Família na Escola sob a Ótica do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Cantinho Feliz, Itaúna/MG objetiva refletir sobre a importância da família na escola mediante a implementação da gestão democrática preconizada pelo PPP. Este trabalho se justifica ao se observar que esse PPP deve ser construído pela escola influenciado pelas transformações porque passa a sociedade contemporânea e que impõem uma educação de qualidade social, com a participação de todos os atores escolares. No eixo do processo de decisão do PPP, está claro que uma pequena parte da família dos estudantes participam do dia a dia dos estudantes nos espaços escolares. Embora a escola oportunize espaços de participação sem discriminação e preconceito , a gestão democrática ainda não foi totalmente alcançada. Isto se deve a pequena participação da comunidade escolar nas tomadas de decisões da mesma. Esta ausência da comunidade nos processos de decisões da escolafaz com que ela tenha dificuldade em consolidar uma gestão democrática e alcançar uma educação de qualidade. O PPP é uma proposta de descentralização e democratização das decisões pedagógicas, organizacionais e financeiras da escola. É ainda um processo participativo com o desafio de oportunizar as escolas fazerem o seu próprio destino de acordo com suas especificidades e necessidades. A construção e implementação do PPP é de relevância pedagógica, social e política e indispensável à melhoria da qualidadede ensino e considera a presença da família/pais na escola de fundamental importância, uma vez que a educação é um serviço público de direito do cidadão e o cidadão deve acompanhar e trabalhar pela melhoria da qualidade do ensino ministrado na escola onde estuda seu filho/aluno. A título de considerações finais, considera-se a presença da família na escola como abertura dada por uma gestão democrática em uma educação de qualidade. |
Assunto: | Educação Escolas Organização e administração Comunidade e escola |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKRAJ |
Data do documento: | 17-Jul-2013 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
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