Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LLG54
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Eliandra da Costa Mendespt_BR
dc.creatorRosemélia Anastácio de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T19:05:40Z-
dc.date.available2019-08-10T19:05:40Z-
dc.date.issued2013-07-18pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LLG54-
dc.description.resumoEste trabalho tem por finalidade a análise do Processo de Tomada de Decisão, um dos eixos do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Virgílio Alves Pereira. Através de pesquisa documental e bibliográfica foi realizado um estudo no âmbito geral de como é o funcionamento deste processo dentro da instituição e do tipo de liderança adotada pelo seu respectivo gestor, de modo a analisar como são tomadas algumas decisões e quais são as estratégias usadas para defini-las. Como as práticas pedagógicas são executadas, como é feita organização do trabalho coletivo e qual o tipo de liderança é usada para acompanhar esse processo. Foi possível perceber que através de uma gestão compartilhada, gestores, professores, e comunidade são co-participantes do processo de construção do Projeto Político Pedagógico e responsáveis por melhorias no ambiente escolar e no processo de aprendizagem.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiderançapt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectTomada de decisãopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherGestão democráticapt_BR
dc.subject.otherEscolas Organizacao e administracaopt_BR
dc.titleA gestão escolar democrática e os processos de decisãopt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_rosemelia_anastacia_de_oliveira.pdf422.21 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.