Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LLP7Y
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Lisa Paula Andrade Vilela de Oliveira | pt_BR |
dc.creator | Sonia Maria Montuani | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-11T12:00:16Z | - |
dc.date.available | 2019-08-11T12:00:16Z | - |
dc.date.issued | 2013-07-18 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LLP7Y | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho traça uma reflexão quanto ao uso da Tecnologia Assistiva na educação de pessoas com deficiência intelectual e múltipla, tomando a educação especial como modalidade de inclusão, delimitando-a na perspectiva legal e pedagógica. Considera a capacitação, a adaptação do ambiente escolar e a mudança de paradigmas como essenciais à promoção da aprendizagem e da autonomia do aluno com necessidades especiais tanto no âmbito educativo quanto social. Tendo em vista a crescente demanda de alunos com as mais diversas deficiências no contexto educacional, torna-se imprescindível a formação de professores capacitados para atuarem com estes alunos em busca de uma aprendizagem significativa e uma inclusão que ocorra de fato. Nesta perspectiva, este TCC apresenta uma reflexão crítica acerca de um trabalho pedagógico voltado para os alunos com deficiência intelectual e múltipla com recursos de Tecnologia Assistiva como instrumento da promoção da autonomia para alunos com necessidades especiais, no CMEI Bem Me Quer, tendo por meta a construção dinâmica e contextualizada do saber. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Acessibilidade | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia assistiva | pt_BR |
dc.subject.other | Curriculos | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Educação especial | pt_BR |
dc.subject.other | Escolas Organizacao e administracao | pt_BR |
dc.title | Acessibilidade e recursos de tecnologia assistiva no currículo do Centro de Educação Infantil Bem Me Quer | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_sonia_maria_montuani_silva.pdf | 413.06 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.