Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LLPPF
Type: Monografias de Especialização
Title: A avaliação formativa e sua relação com o Projeto Político Pedagógico
Authors: Taciana Melo de Queiroz Araujo
First Advisor: Priscila Rezende Moreira
Abstract: Atualmente, a avaliação tem sido o tema mais abordado pelos educadores nas instituições de ensino. É um trabalho didático importante e permanente no processo de ensino e aprendizagem. Há algumas décadas atrás, a avaliação nas escolas era realizada através de notas, conceitos, aprovação e reprovação dos alunos, ou seja, a avaliação era uma ferramenta de constatação e mensuração de resultados. Com o passar do tempo esse conceito de avaliação adquiriu outras pretensões e significados e, hoje, luta-se para incluir no processo educacional a avaliação formativa, inclusive sendo um dos componentes do Projeto Político Pedagógico (PPP), pelo fato da mesma se apresentar como uma prática consciente e direcionada a contribuir com o pleno desenvolvimento do aluno. A partir de uma pesquisa bibliográfica esta análise objetivou-se em identificar a importância da avaliação formativa no processo ensino e aprendizagem, bem como sendo um elemento fundamental na constituição do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal João Beraldo, localizada na cidade de Patrocínio, em Minas Gerais. O estudo justifica-se pela necessidade e relevância de instigar o conhecimento das contribuições que a avaliação formativa conduz ao processo educativo. A partir desta análise espera-se que, a atual gestão da Escola Municipal João Beraldo, juntamente com toda a sua equipe pedagógica através das informações recebidas pela avaliação formativa, tenham condições de realizar o planejamento, o ajuste e o redirecionamento das práticas pedagógicas no intuito de aprimorar as aprendizagens dos alunos. Ou seja, os resultados recebidos através da avaliação formativa servirão para apoiar, reforçar e facilitar o desenvolvimento dos alunos desta instituição de ensino.
Subject: Avaliação
Educação
Escolas  Organização e administração
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LLPPF
Issue Date: 19-Jul-2013
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_taciana_melo_araujo.pdf306.74 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.