Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LMGAS
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Priscila Rezende Moreira | pt_BR |
dc.creator | Terezinha de Jesus Oliveira Ferreira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-12T07:32:45Z | - |
dc.date.available | 2019-08-12T07:32:45Z | - |
dc.date.issued | 2013-07-19 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LMGAS | - |
dc.description.resumo | O presente estudo originou-se do processo de construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Municipal Clorinda Junqueira, localizada em Ituiutaba, Minas Gerais. Como base do estudo ora realizado, buscamos, na presente análise: avaliar e refletir sobre o processo de construção dessa importante ferramenta de efetivação da gestão democrática: o PPP, tecendo algumas considerações sobre o papel do gestor no envolvimento da comunidade escolar interna e externa da escola supracitada. Ademais, esse documento norteador de toda a dinâmica educativa escolar, necessita contemplar as concepções da comunidade sobre educação, homem e sociedade que pretende formar. Nessa perspectiva, utilizamos como metodologia de pesquisa a abordagem qualitativa e a revisão de literatura, baseando-se nos estudos e concepções de Wittmann (2011), Dourado (2001), Veiga (1998), Freire (1996), dentre outros, devido à relevância e a contribuição de seus estudos para a formação e atuação dos gestores escolares. Ressaltou-se ainda que, o gestor, como representante legal da escola, é o responsável por instituir uma prática democrática, pautada no diálogo, na busca de respostas para as questões emergentes dos processos decisórios e na criação de relações positivas entre todos os segmentos da comunidade escolar, a fim de superar conflitos e promover uma educação de qualidade para todos. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Projeto Político Pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Comunidade escolar | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Escolas Organização e administração | pt_BR |
dc.subject.other | Administradores escolares | pt_BR |
dc.title | O papel do gestor escolar na construção coletiva do Projeto Político Pedagógico | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_terezinha_de_jesus_oliveira_ferreira.pdf | 669.85 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.