Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LMHSZ
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Gestão democrática na escola |
Authors: | Yara Borges Franco Rodovalho |
First Advisor: | Priscila Rezende Moreira |
Abstract: | O objetivo principal deste trabalho é descrever e analisar a participação da comunidade na Escola Municipal de Educação Infantil Clorinda Junqueira, seu envolvimento no processo de tomada de decisão e identificar a necessidade dos educadores participarem de formação continuada fazendo-os refletirem a respeito de suas práticas pedagógicas, especialmente, como formadores de cidadãos conscientes. O Interesse em realizar este estudo originou-se durante o Curso de Especialização em Gestão Escolar, buscando assim um maior conhecimento sobre a gestão democrática após analisar o Projeto Político Pedagógico da referida escola. Em se tratando de um estudo focado na análise sobre gestão democrática escolar se faz necessário alguns questionamentos à margem do tema como: Quais os fatores que dificultam a participação da comunidade na construção de uma escola democrática? Qual é o papel exercido por cada indivíduo na busca pela qualidade na educação? Como é realizado o processo de indicação do gestor público municipal? A base teórica será fundamentada nos estudos de Luck (2000), Veiga (1995), na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) e nos Cadernos dos Conselhos Escolares (2005). |
Subject: | Educação Gestão democrática Escolas Organizacao e administracao |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LMHSZ |
Issue Date: | 19-Jul-2013 |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_yara_borges_franco.pdf | 657.96 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.