Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LMHSZ
Type: Monografias de Especialização
Title: Gestão democrática na escola
Authors: Yara Borges Franco Rodovalho
First Advisor: Priscila Rezende Moreira
Abstract: O objetivo principal deste trabalho é descrever e analisar a participação da comunidade na Escola Municipal de Educação Infantil Clorinda Junqueira, seu envolvimento no processo de tomada de decisão e identificar a necessidade dos educadores participarem de formação continuada fazendo-os refletirem a respeito de suas práticas pedagógicas, especialmente, como formadores de cidadãos conscientes. O Interesse em realizar este estudo originou-se durante o Curso de Especialização em Gestão Escolar, buscando assim um maior conhecimento sobre a gestão democrática após analisar o Projeto Político Pedagógico da referida escola. Em se tratando de um estudo focado na análise sobre gestão democrática escolar se faz necessário alguns questionamentos à margem do tema como: Quais os fatores que dificultam a participação da comunidade na construção de uma escola democrática? Qual é o papel exercido por cada indivíduo na busca pela qualidade na educação? Como é realizado o processo de indicação do gestor público municipal? A base teórica será fundamentada nos estudos de Luck (2000), Veiga (1995), na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) e nos Cadernos dos Conselhos Escolares (2005).
Subject: Educação
Gestão democrática
Escolas Organizacao e administracao
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LMHSZ
Issue Date: 19-Jul-2013
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_yara_borges_franco.pdf657.96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.