Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LNN7X
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | A relação Professor-Gestor no ambiente escolar |
Authors: | Gilete Mendonça Freitas Fialho |
First Advisor: | Andrea de Souza Boy |
First Referee: | Francisco Angelo Coutinho |
Abstract: | Este trabalho tem como tema a relação professor-gestor no ambiente escolar com o objetivo de analisar a relação existente entre o gestor e os professores da escola para a obtenção de sucesso no processo de aprendizagem dos alunos. Para isso, foi realizada uma revisão de literatura na qual foram apresentadas definições de gestão e gestão democrática, a importância e o papel do gestor e a relação professor-gestor. Pode-se perceber que é muito importante a figura dogestor e que este deve estar bem preparado, ter uma formação que o habilite para o cargo, mas ter a humildade de saber que não é ele o único responsável pelo andamento da escola, e que se torna cada vez mais importante e necessária a participação de toda a comunidade escolar no processo de gestão das escolas através da construção coletiva do Projeto Político Pedagógico. Pode-se concluir que para a realização de um bom trabalho em sala de aula, o relacionamentoentre o professor e o gestor e toda a comunidade escolar deve ser baseado no diálogo e no respeito mútuo, onde todos utilizam seus conhecimentos e habilidades em prol de uma educação de qualidade para a formação integral dos alunos. |
Subject: | Educação Escolas Organização e administração |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LNN7X |
Issue Date: | 17-Jul-2013 |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_gilete_mendonca.pdf | 194.51 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.