Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LNN7X
Tipo: Monografias de Especialização
Título: A relação Professor-Gestor no ambiente escolar
Autor(es): Gilete Mendonça Freitas Fialho
Primeiro Orientador: Andrea de Souza Boy
Primeiro membro da banca : Francisco Angelo Coutinho
Resumo: Este trabalho tem como tema a relação professor-gestor no ambiente escolar com o objetivo de analisar a relação existente entre o gestor e os professores da escola para a obtenção de sucesso no processo de aprendizagem dos alunos. Para isso, foi realizada uma revisão de literatura na qual foram apresentadas definições de gestão e gestão democrática, a importância e o papel do gestor e a relação professor-gestor. Pode-se perceber que é muito importante a figura dogestor e que este deve estar bem preparado, ter uma formação que o habilite para o cargo, mas ter a humildade de saber que não é ele o único responsável pelo andamento da escola, e que se torna cada vez mais importante e necessária a participação de toda a comunidade escolar no processo de gestão das escolas através da construção coletiva do Projeto Político Pedagógico. Pode-se concluir que para a realização de um bom trabalho em sala de aula, o relacionamentoentre o professor e o gestor e toda a comunidade escolar deve ser baseado no diálogo e no respeito mútuo, onde todos utilizam seus conhecimentos e habilidades em prol de uma educação de qualidade para a formação integral dos alunos.
Assunto: Educação
Escolas  Organização e administração
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LNN7X
Data do documento: 17-Jul-2013
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Escolar EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_gilete_mendonca.pdf194.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.