Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LNQQ5
Tipo: Monografias de Especialização
Título: A gestão da Escola Municipal Santos Dumont: uma visão da conquista da participação da comunidade escolar
Autor(es): Helma Luzia de Menezes Moura
primer Tutor: Angela Carmem Abreu Fraga Fonseca
primer miembro del tribunal : Alexandre Borges Miranda
Resumen: Este trabalho objetiva refletir sobre a importância da comunidade escolar na gestão democrática, conforme a proposta do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Santos Dumont. Por conseguinte, analisa-se a participação da comunidade escolar na gestão desta escola e, também, desenvolve reflexão sobre o conceito de gestão democrática presente no PPP da escola em questão e sua relação com a comunidade escolar. Para tanto, aborda os mecanismos usados pelaescola para a conquista desta participação. Enfatiza-se que para a concretização de uma gestão democrática-participativa é necessário a participação de toda comunidade escolar, opinando e sugerindo em todos os processos escolares. Destaca-se que é fundamental a integração da escola à comunidade para desenvolver ensino de qualidade. Acredita-se que cabe ao gestor promover essa participação, começando pela construção do Projeto Político Pedagógico que é abase para a gestão participativa e democrática. Portanto, uma escola democrática se concretiza em ações coletivas.
Asunto: Comunidade e escola
Educação
Escolas Organizacao e administracao
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LNQQ5
Fecha del documento: 17-jul-2013
Aparece en las colecciones:Especialização em Gestão Escolar EAD

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
tcc_helma_luzia_de_menezes_moura.pdf635.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.