Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LNQQ5
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | A gestão da Escola Municipal Santos Dumont: uma visão da conquista da participação da comunidade escolar |
Autor(es): | Helma Luzia de Menezes Moura |
Primeiro Orientador: | Angela Carmem Abreu Fraga Fonseca |
Primeiro membro da banca : | Alexandre Borges Miranda |
Resumo: | Este trabalho objetiva refletir sobre a importância da comunidade escolar na gestão democrática, conforme a proposta do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Santos Dumont. Por conseguinte, analisa-se a participação da comunidade escolar na gestão desta escola e, também, desenvolve reflexão sobre o conceito de gestão democrática presente no PPP da escola em questão e sua relação com a comunidade escolar. Para tanto, aborda os mecanismos usados pelaescola para a conquista desta participação. Enfatiza-se que para a concretização de uma gestão democrática-participativa é necessário a participação de toda comunidade escolar, opinando e sugerindo em todos os processos escolares. Destaca-se que é fundamental a integração da escola à comunidade para desenvolver ensino de qualidade. Acredita-se que cabe ao gestor promover essa participação, começando pela construção do Projeto Político Pedagógico que é abase para a gestão participativa e democrática. Portanto, uma escola democrática se concretiza em ações coletivas. |
Assunto: | Comunidade e escola Educação Escolas Organizacao e administracao |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LNQQ5 |
Data do documento: | 17-Jul-2013 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_helma_luzia_de_menezes_moura.pdf | 635.79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.