Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LNR59
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Currículo multicultural e a prática docente |
Autor(es): | Hermas Alves Ferreira |
primer Tutor: | Renato Lopes dos Santos |
primer miembro del tribunal : | Monica Correia Baptista |
Resumen: | O currículo multicultural constitui-se um grande avanço para a condução de práticas escolares comprometidas com a educação e formação social dos alunos, sobretudo para um país como o Brasil, formado por várias etnias e diversas culturas presentes no ambiente escolar. Com o presente trabalho, objetiva-se analisar se a propostacurricular expressa no Projeto Político-Pedagógico da Escola Municipal Maria Alves de Brito Leite propicia uma abordagem dos conteúdos escolares na perspectiva do multiculturalismo, bem como verificar se a prática docente na referida escola é permeada por uma abordagem multicultural. Além disso, buscou-se argumentar sobre o tratamento dado às diferenças de classe e etnia pelo(a) professor(a) na salade aula; como também, identificar se as propostas curriculares existentes em referida Escola contemplam uma abordagem multicultural.A efetivação de currículos multiculturalmente orientados tem seu embasamento nas teorias de currículo póscríticas que argumentam sobre as relações de poder implícitas nos currículos e o seu impacto para a formação da identidade dos alunos. |
Asunto: | Curriculos Educação Escolas Organizacao e administracao |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LNR59 |
Fecha del documento: | 17-jul-2013 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_hermas_alves_ferreira.pdf | 1.88 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.