Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LUJLA
Type: Monografias de Especialização
Title: Uso de plataformas digitais de rede social como fonte de informação de inteligência competitiva para apoio à decisão
Authors: Sérgio Luiz Meyer Portugal
First Advisor: Frederico Cesar Mafra Pereira
First Referee: Monica Erichsen Nassif
Second Referee: Brenner Lopes
Abstract: O tema da pesquisa abrangeu a importância das plataformas de rede social como fonte de coleta de informações estratégicas para a tomada de decisão de organizações, especialmente, para aquelas caracterizadas como de pequeno porte. Dessa forma, o objetivo central foi propor um modelo teórico-conceitual que pudesse demonstrar os fluxos informacionais presentes nos processos de busca e uso da informação, utilizados por gestores de pequenas empresas em decisões estratégicas, e com base nos modelos de identificação das necessidades informacionais, processos de busca e uso da informação, e em modelos de tomada de decisão estratégica organizacional. Para alicerçar o objetivo, a fundamentação teórica foi constituída por pesquisa em material bibliográfico alinhado com o conhecimento buscado e pela análise de exemplos que estimularam a compreensão do autor. É importante destacar que a metodologia detalhada tem como base lógica de divisão de etapas do Ciclo de Inteligência Competitiva. Por meio de pesquisa bibliográfica e documental foi realizado no presente trabalho um estudo formulador. Como resultado do desenvolvimento desta monografia temos a formulação de uma metodologia encapsulada em um produto denominado Web Relacionamento, que busca prover suporte a pequenas organizações para que sistematizem a tarefa de se relacionar com eficácia e baixo custo com os usuários de plataformas digitais de rede social para a alimentação de seu sistema de Inteligência Competitiva e, consequente tomada de decisão. As etapas da metodologia do produto Web Relacionamento são detalhadas de forma que possam ser compreendidas e aplicadas por qualquer profissional ou organização interessada.
Subject: Processo decisório Fontes de informação  
Redes sociais on-line  
Processo decisório  
Inteligência competitiva (Administração)  
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LUJLA
Issue Date: 6-Jun-2014
Appears in Collections:Especialização em Gestão Estratégica da Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_sergio_luiz_meyer_portugal_vers_o_final_20_06_2014.pdf510.83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.