Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LVN6P
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Estudo sistemático de monografias dos finalistas do ISCED-Cabinda sobre dificuldades de aprendizagem (2006-2011)
Authors: Maria Helena Canhici
First Advisor: Maria de Fatima Cardoso Gomes
First Referee: Vital Nlandu Balenda
Second Referee: Maria Lucia Castanheira
Abstract: Este trabalho, intitulado Estudo Sistemático de Monografias dos Finalistas do ISCED-Cabinda sobre Dificuldades de Aprendizagem (2006-2011), objetivou analisar as monografias dos finalistas dos cursos de Pedagogia e Psicologia, do ISCED-UON, em diversas escolas de Ensino de Adultos e Ensino Geral de Cabinda. Dentre os objetivos delineados, buscou-se sistematizar os diferentes pontos de vista sobre dificuldades de aprendizagem, manifestados pelos autores das monografias, e investigar as principais metodologias (método estatístico, em sua maioria) utilizadas e resultados alcançados. Este estudo visou compreender o homem, as escolas e as dificuldades de aprendizagem sob a perspectiva histórico-cultural de Vigotski (1934/1993; 1983/1995), articulada com os preceitos da análise do discurso, de Bakhtin (1992/2003), imprescindíveis para entendermos os enunciados construídos nas monografias do ISCED/UON. Assim, devido à sua finalidade e característica, este trabalho circunscreve-se no campo das pesquisas qualitativas e na busca pela compreensão dos significados e sentidos das dificuldades de aprendizagem para os autores das monografias. De suas pesquisas, pode-se concluir que as causas mais expressivas das dificuldades de aprendizagem dos alunos estiveram relacionadas com: a) falta de especialização dos professores nas áreas em que lecionavam e com a descontínua formação dos mesmos; b) inexperiência de planificação dos professores; c) insuficiência de materiais didáticos para professores e alunos e alguns programas; d) a reforma educativa implementada precipitadamente no sistema de educação angolano, sem recursos disponíveis e infraestruturas adequadas; e) superlotação das salas de aulas, dificultando o cumprimento dos objetivos da reforma educativa. Os problemas de ensino e aprendizagem em Angola, particularmente em Cabinda, são históricos e socialmente consolidados, exigindo, portanto, soluções que envolvam as esferas políticas, educacionais, culturais e sociais. Tudo em prol de um país que, até pouco tempo atrás, esteve destruído pela Guerra Civil.
Subject: Monografias Elaboração e Apresentação 
Dificuldade de aprendizagem 
Educação Angola
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LVN6P
Issue Date: 29-May-2014
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o___mariahelenacanhici.pdf1.17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.