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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Análise das condições acústicas de unidades de suporte móveis: um enfoque na saúde do trabalhador
Authors: Rafaella Cristina Oliveira
First Advisor: Max de Castro Magalhaes
First Co-advisor: Juliana Nunes Santos
First Referee: Marcio Henrique de Avelar Gomes
Second Referee: Frederico Rodrigues
Third Referee: Marco Antonio de Mendonca Vecci
Abstract: Objetivo: Determinar e analisar as condições acústicas da unidade de suporte móvel, suas repercussões na saúde auditiva e qualidade de vida dos trabalhadores e sugerir melhorias das condições acústicas para controle do ruído no veículo. Métodos: Trata-se de estudo transversal descritivo dividido em cinco etapas. Na primeira etapa foram realizadas medições na unidade de suporte móvel para análise das condições acústicas incluindo as medidas do tempo de reverberação, isolamento de ruído aéreo e nível sonoro contínuo equivalente produzido pelo motor e sirene. Na segunda etapa foram realizadas medições do nível de pressão sonora na cabine da ambulância durante as viagens de emergência. Na terceira etapa foi realizada análise da exposição de um trabalhador ao ruído durante a jornada de trabalho. Na quarta etapa foram aplicados dois questionários aos funcionários, sendo um referente à história de vida e ocupação, presença de sintomas auditivos e não auditivos, entre outras investigações de possíveis causas de perda de audição; e o outro referente à percepção dos trabalhadores sobre a qualidade de vida. Na última etapa baseado na análise dos dados coletados foram propostas medidas para controle do ruído no veículo e preservação da saúde dos trabalhadores. Os dados foram analisados estatisticamente. Resultados: Um tempo de reverberação médio de 0.37 s foi encontrado para a cabine da ambulância. O isolamento de ruído aéreo total do painel traseiro foi menor. O nível sonoro no interior da ambulância devido ao funcionamento do motor da ambulância variou de 61.5 dB(A) (1000rpm) a 70.8 dB(A) (3000 rpm) e o nível sonoro devido ao funcionamento da sirene foi igual a 74.9dB(A) com a ambulância estacionada. A média do nível sonoro contínuo equivalente durante 12 viagens foi superior a 85 dB(A), valor acima do permitido pelas Norma Regulamentadora 15, sendo que o ruído elevado estava associado às condições do trânsito e uso da sirene. Os sintomas auditivos mais relatados foram zumbido e intolerância a sons fortes. Os sintomas não auditivos mais verificados foram irritabilidade, dor de cabeça, dificuldade de comunicação e alteração no sono. Foi observada diferença estatisticamente significante ao analisar a relação entre autopercepção de motoristas e técnicos de enfermagem sobre acuidade auditiva, presença de zumbido, irritabilidade e dificuldade de comunicação, sintomas mais relatados pela categoria de motoristas. Nos escores do WHOQOL-Bref, que mensuram a qualidade de vida dos entrevistados segundo os domínios: Físico, Psicológico, Relações Sociais e Meio Ambiente, observou-se menores valores no domínio do meio ambiente, o que confirma o impacto das condições ambientais vivenciadas no trabalho na qualidade de vida desses profissionais, sendo ainda observada diferença estatisticamente significante ao compararmos motoristas e enfermeiros em relação ao domínio ambiental. Conclusão: As condições acústicas da unidade de suporte móvel não estão adequadas, pois interferem negativamente na saúde auditiva e qualidade de vida dos trabalhadores, assim como podem produzir reações psicológicas nos enfermos que estão sendo transportados. Portanto, verifica-se a necessidade do desenvolvimento de ações para melhorar o isolamento sonoro em ambulâncias e ações preventivas voltadas à saúde geral visando à preservação e adequação da qualidade de vida desses profissionais.
Abstract: Objective: To determine and analyze the acoustic conditions of ambulances, their impact on hearing health and quality of workers' life and also suggest improvements to the acoustics noise control on the vehicle. Methods: This was descriptive cross sectional study in five steps. In the first step measurements were performed in ambulance for analysis of acoustic conditions including measurements of reverberation time, airborne noise insulation and equivalent continuous sound level produced by the engine and siren. In the second step measures sound pressure level were performed in the cabin of the ambulance emergency while traveling. In the third step analysis of the exposure of a worker to noise during the workday. In the fourth stage two questionnaires were applied to workers, one related to the history of life and occupation, presence of auditory and non-auditory symptoms, among other investigations of possible causes of hearing loss, and the other relating to workers' perception about the quality of life. In the last step based on analysis of data collected were proposed measures for noise control in the vehicle and preserve the workers health. Data was analyzed statistically. Results: An average reverberation time of 0.37 s was found for the ambulance cabin. The total airborne sound insulation in the rear panel was smaller. The noise level inside the ambulance due to ambulance motor operation ranged from 61.5 dB(A) (1000rpm) to 70.8 dB(A) (3000 rpm) and the noise level due to operation of the siren was equal to 74.9dB(A) with a parked ambulance. The average equivalent sound level for 12 trips exceeded 85 dB(A), above the rate allowed by NR 15, with the high noise is associated with traffic conditions and use of siren. The most frequently reported symptoms were hearing tinnitus and intolerance to loud sounds. Most non-auditory symptoms were checked irritability, headache, difficulty in communicating and sleeping. Statistically significant difference was observed when analyzing the relationship between self-perception of drivers and nursing staff on hearing acuity, tinnitus, irritability and difficulty of communication, were the most reported symptoms presented by category of drivers. The WHOQOL - Bref, which measures the quality of life of respondents according to domains: Physical, Psychological, Social Relationships and Environment, observed lower values in the environment field, which confirms the impact of environmental conditions experienced in work on quality of life of these professionals and still observed a statistically significant difference when comparing drivers and nurses in relation to the environmental domain. Conclusion: The acoustic conditions of the mobile support unit are not appropriate because a negative impact on hearing health and quality of life of employees, as may produce psychological reactions in the sick being transported. Therefore, there is a need to develop policies to improve sound insulation in ambulances and focused on general health preventive actions aiming at the preservation and adaptation of the quality of life of these professionals.
Subject: Engenharia de estruturas
Ruído Efeito fisiológico
Qualidade de vida
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9M3KN2
Issue Date: 21-Feb-2014
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