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http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9MGKAA
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Andres Zarankin | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Carlos Magno Guimaraes | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Marcos Andre Torres de Souza | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Adriana Fraga da Silva | pt_BR |
dc.creator | Anaeli Queren Xavier Almeida | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-14T03:36:57Z | - |
dc.date.available | 2019-08-14T03:36:57Z | - |
dc.date.issued | 2012-08-06 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9MGKAA | - |
dc.description.abstract | Two roads built in Minas Gerais the first on the 18th century, Caminho Novo (New Path), and the second on the 19th century, Estrada do Paraibuna (Paraibuna Road) are understood here as part of a strategy used by different forms of government (respectively, Colonial and Imperial governments) to fabricate their power through the establishment of roads, including aspects, such as: the paths drawing, their structures, their relations to inns, and the cities that surrounded them. Analyzing the material culture, and using interpretive archaeology as a theoretical perspective, we understand the roads as forms of domesticating the environment and, therefore, the people who used them. The territorys domestication and control created landscapes, and their study allowed for reconstituting strategies of power reproduction. While in the 18th century roads were seen as facilitators for smuggling goods, in the 19th century they had become fundamental elements for integrating provinces and increasing the Empires wealth. | pt_BR |
dc.description.resumo | Duas estradas construídas em Minas Gerais - a primeira no século XVIII (Caminho Novo) e a segunda no século XIX (Estrada do Paraibuna) - foram entendidas a partir da perspectiva de como as diferentes formas de governo (Colonial e Imperial, respectivamente) construíram seu poder por meio do estabelecimento das estradas, incluindo aspectos, como: seus traçados, suas estruturas viárias, suas relações com as pousadas e as cidades do seu entorno. A análise da cultura material, através de uma perspectiva da arqueologia interpretativa, permitiu entender os caminhos como formas de domesticação do ambiente e, por conseguinte, das pessoas que transitavam por eles. O domínio e controle do território criaram paisagens, e ao estudá-las foi possível reconstituir as estratégias para a reprodução do poder. Enquanto no século XVIII as estradas eram vistas como canais facilitadores do contrabando, no século XIX elas tornaram-se elementos fundamentais na integração das províncias e no aumento das riquezas do Império. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Arqueologia da arquitetura | pt_BR |
dc.subject | Caminho Novo | pt_BR |
dc.subject | Estrada do Paraibuna | pt_BR |
dc.subject | Arqueologia da paisagem | pt_BR |
dc.subject.other | Estrada Real | pt_BR |
dc.subject.other | Arqueologia | pt_BR |
dc.subject.other | Antropologia | pt_BR |
dc.title | Continuidades na mudança: um olhar arqueológico sobre os caminhos das Minas Gerais, séculos XVIII e XIX | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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