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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Confiança nos relacionamentos interorganizacionais: mais do que uma simples questão de estratégia comercial
Authors: Roberta de Cássia Macedo
First Advisor: Ricardo Silveira Martins
First Referee: Noel Torres Junior
Second Referee: Guilherme Silveira Martins
Abstract: O objetivo geral deste estudo foi atestar se as empresas que confiam em seus clientes e fornecedores (relacionamentos verticais) também confiam em seus concorrentes (relacionamentos horizontais). Dessa forma, a preocupação central estava em compreender se as empresas confiam nos clientes, fornecedores e concorrentes por uma questão da estratégica ou por uma prática natural da cultura colaborativa da empresa. O referencial teórico que ancorou este estudo foi a visão relacional, a teoria das redes e o capital social, perpassando pelos conceitos da logística, cadeia de suprimentos, tendo o construto confiança como referencial básico para compreender os relacionamentos. Nos procedimentos metodológicos, o campo empírico estudado foram os APLs de móveis localizados em Arapongas, Mirassol, Ubá e Bento Gonçalves. Os dados foram coletados a partir de questionários. A técnica estatística utilizada foi a análise de regressão múltipla. O construto confiança foi analisado nas dimensões de benevolência e comprometimento. Os resultados demonstraram que as empresas que confiam em seus clientes na dimensão benevolência também confiam em seus concorrentes. Assim sendo, é possível afirmar que a confiança, como elemento integrativo da cultura colaborativa está presente nas relações verticais e horizontais quando há a confiança nos clientes.
Abstract: The aim of this study was to verify whether the companies that rely on their customers and suppliers (vertical relationships) also rely on their competitors (horizontal relationships). Thus, the main concern was to understand whether firms rely on customers, suppliers and competitors as a matter of strategic or a natural practice of collaborative company culture. The theoretical framework that anchored this study was the relational view, the theory of networks and social capital, passing by the concepts of logistics, supply chain, and the construct of trust as a basic framework for understanding the relationships. The methodological procedures, the empirical field study were the APLs furniture located in Arapongas, Mirassol, Ubá and Bento Gonçalves. The data were collected from questionnaires. The statistical technique used was multiple regression analysis. The trust construct was analyzed in the dimensions of benevolence and commitment. The results showed that companies that rely on their customers in benevolence dimension also trust their competitors. Therefore, we can say that confidently as integrative element of collaborative culture is present in both vertical and horizontal relationships when there is trust in customers.
Subject: Logística empresarial
Administração
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9MHGDB
Issue Date: 30-Apr-2014
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