Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9NKGQZ
Type: Monografias de Especialização
Title: Avaliação institucional no Centro de Educação Profissional de Saúde do estado de Goiás - CEP-Saúde: uma ferramenta do Projeto Político Pedagógico
Authors: Maria Emília Rodrigues Morais
First Advisor: Simone Dutra Lucas
First Referee: Stela Maris Aguiar Lemos
Abstract: Introdução: O Curso de Especialização em Gestão Pedagógica nas Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde ETSUS da Universidade Federal de Minas Gerais UFMG, por meio dos Núcleos Temáticos e das atividades realizadas pelos discentes, assim como nas trocas realizadas com a equipe multidisciplinar do Centro de Educação Profissional de Saúde do Estado de Goiás CEP Saúde, despertou para a necessidade de aprofundar o estudo do tema Avaliação Institucional. Objetivos: subsidiar e apoiar a construção do Projeto de Avaliação Institucional (autoavaliação) para o Centro de Educação Profissional de Saúde CEP - Saúde de Goiás. Metodologia: utilizou-se a pesquisa documental e envolveu os sujeitos participantes do processo que contribuíram para aproximação mais adequada do objeto do estudo. Para a aplicação desse projeto será necessário apresentar a proposta e convencer o gestor e a comunidade escolar de sua viabilidade e aplicabilidade. A proposta trás em seu bojo a concepção de Avaliação Institucional democrática e participativa, e pressupõe a constituição e qualificação da Comissão Permanente de Avaliação CPA. Essa qualificação envolve a comunidade escolar contando com a assessoria da Universidade Federal de Goiás- UFG parceira da Secretaria de Estado da Saúde SES-GO. Após a assinatura do termo de cooperação técnica e definições de competências entre as partes, inicia-se a qualificação da CPA e o alinhamento conceitual em relação à temática, por meio de realização de oficinas internas, definindo os padrões e indicadores que serão contemplados no projeto. Concomitantemente a realização das oficinas a Comissão começa a elaboração do Projeto de Avaliação Institucional e elaboração e testagem dos instrumentos que serão utilizados para a autoavaliação. Em seguida a análise e adequações nos instrumentos e validação do mesmo, conclui-se a elaboração do projeto e inicia-se o planejamento para sua execução com a definição de um cronograma. A operacionalização do Projeto de Avaliação Institucional se concluirá com a consolidação dos resultados é elaborado o relatório analítico/comparativo e definido os canais para sua divulgação. Resultados: A constituição da Comissão Permanente de Avaliação e sua trajetória na busca de conhecimento para conduzir o processo de Avaliação Institucional (autoavaliação), possibilita agregar saberes ao papel de educador, propor ações para o alcance dos indicadores, além de contribuir para institucionalização da Avaliação Institucional. Os projetos de Avaliação Institucional, Político Pedagógico e o Plano de Desenvolvimento Institucional articulados subsidiarão a gestão da escola na tomada de decisões e na sua respectiva execução.
Abstract: Introduction: The Course of Specialization in Educational Management in Technical Schools Health System - ETSUS Federal University of Minas Gerais - UFMG, through the Thematic Centers and activities performed by the students, as well as the exchanges made with the multidisciplinary team Vocational Education Center of Health of the State of Goiás - CEP - Health, awakened to the need for further study of the topic Institutional Assessment. Objectives: To subsidize and support the construction of the Project Institutional Assessment (self-assessment) for the Center for Health Professional Education - CEP - Health Goiás. Methodology used to document research and involved the subjects participating in the process that contributed to approach more proper object of study. For the implementation of this project will be required to submit the proposal and convince the manager and the school community of its feasibility and applicability. The proposal in its wake behind the design of Institutional Assessment democratic and participatory, and involves the formation and qualification of the Standing Committee on Assessment - CPA. This qualification involves the school community relying on the advice of the Federal University of Goiás-UFG partner of the State Department of Health - SES-GO. After the signing of the cooperation and technical definitions of responsibilities between the parties, begins the qualification of CPA and conceptual alignment in relation to the theme, through internal workshops, setting the standards and indicators to be included in the project. Concomitantly the workshops the Commission begins drafting of Institutional Assessment and development and testing of instruments to be used for self-assessment. Then the analysis and adjustments to the instruments and validation of the same, it follows the development of the project and begins planning for its implementation with the definition of a schedule. The operationalization of Institutional Assessment Project will conclude with the consolidation of the results report is elaborated analytical / comparative and set the channels for their dissemination. Results: The constitution of the Standing Committee of Evaluation and its path in search of knowledge to lead the process of institutional evaluation (self-evaluation), allows adding knowledge to the role of educator, propose actions to achieve the indicators, besides contributing to the institutionalization of evaluation institutional. Projects Institutional Assessment, Educational Policy and Institutional Development Plan articulated subsidize the school management in decision making and its implementation.
Subject: Educação em Enfermagem
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9NKGQZ
Issue Date: 30-Sep-2013
Appears in Collections:Especialização em Gestão Pedagógica nas Escolas Téc. do SUS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
maria_em_lia_rodrigues_de_morais.pdf308.39 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.