Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9NRHC5
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Lendo, fazendo e contextualizando a arte local de Mariana: fundamentos de Ana Mae Barbosa para o ensino fundamental |
Autor(es): | Andréa da Silva Melo |
primer Tutor: | Luis Moraes Coelho |
primer miembro del tribunal : | Maurício Silva Gino |
Segundo miembro del tribunal: | Evandro Jose Lemos da Cunha |
Resumen: | O presente trabalho é um relato de uma prática pedagógica que tem como objetivo a inserção da Abordagem Triangular, defendida pela arte educadora Ana Mae Barbosa, que se baseia na nos três eixos: contextualizar, apreciar e fazer, que será desenvolvido com a turma do 8º Ano do Ensino Fundamental II do Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto- Unidade II. O trabalho teve como análise a obra e arte do artista local Cesar Augusto Ferreira Guimarães que desenvolve o trabalho de entalhe em madeira do casario barroco, um tema referente ao contexto dos alunos. Conclui-se que a Abordagem Triangular tem um efeito muito positivo no desenvolvimento dos alunos, pois proporciona a experimentação de diversos recursos e interação com sua realidade, ampliando a cultura dos alunos e ainda valorizando a produção artística local. |
Asunto: | Artes |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9NRHC5 |
Fecha del documento: | 15-dic-2013 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
andrea_da_silva_melo.ok.pdf | 1.29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.