Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9NRHC5
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Lendo, fazendo e contextualizando a arte local de Mariana: fundamentos de Ana Mae Barbosa para o ensino fundamental
Autor(es): Andréa da Silva Melo
primer Tutor: Luis Moraes Coelho
primer miembro del tribunal : Maurício Silva Gino
Segundo miembro del tribunal: Evandro Jose Lemos da Cunha
Resumen: O presente trabalho é um relato de uma prática pedagógica que tem como objetivo a inserção da Abordagem Triangular, defendida pela arte educadora Ana Mae Barbosa, que se baseia na nos três eixos: contextualizar, apreciar e fazer, que será desenvolvido com a turma do 8º Ano do Ensino Fundamental II do Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto- Unidade II. O trabalho teve como análise a obra e arte do artista local Cesar Augusto Ferreira Guimarães que desenvolve o trabalho de entalhe em madeira do casario barroco, um tema referente ao contexto dos alunos. Conclui-se que a Abordagem Triangular tem um efeito muito positivo no desenvolvimento dos alunos, pois proporciona a experimentação de diversos recursos e interação com sua realidade, ampliando a cultura dos alunos e ainda valorizando a produção artística local.
Asunto: Artes
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9NRHC5
Fecha del documento: 15-dic-2013
Aparece en las colecciones:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
andrea_da_silva_melo.ok.pdf1.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.