Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9NRHC5
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Luis Moraes Coelhopt_BR
dc.contributor.referee1Maurício Silva Ginopt_BR
dc.contributor.referee2Evandro Jose Lemos da Cunhapt_BR
dc.creatorAndréa da Silva Melopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T10:59:06Z-
dc.date.available2019-08-14T10:59:06Z-
dc.date.issued2013-12-15pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9NRHC5-
dc.description.resumoO presente trabalho é um relato de uma prática pedagógica que tem como objetivo a inserção da Abordagem Triangular, defendida pela arte educadora Ana Mae Barbosa, que se baseia na nos três eixos: contextualizar, apreciar e fazer, que será desenvolvido com a turma do 8º Ano do Ensino Fundamental II do Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto- Unidade II. O trabalho teve como análise a obra e arte do artista local Cesar Augusto Ferreira Guimarães que desenvolve o trabalho de entalhe em madeira do casario barroco, um tema referente ao contexto dos alunos. Conclui-se que a Abordagem Triangular tem um efeito muito positivo no desenvolvimento dos alunos, pois proporciona a experimentação de diversos recursos e interação com sua realidade, ampliando a cultura dos alunos e ainda valorizando a produção artística local.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArte e educaçãopt_BR
dc.subjectAbordagem Triangularpt_BR
dc.subjectArte no Ensino Fundamentalpt_BR
dc.subject.otherArtespt_BR
dc.titleLendo, fazendo e contextualizando a arte local de Mariana: fundamentos de Ana Mae Barbosa para o ensino fundamentalpt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
andrea_da_silva_melo.ok.pdf1.29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.