Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9PBH8W
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: A alegoria como conceito: uma leitura Benjaminiana do Barroco
Autor(es): Zahira Souki Cordeiro
primer Tutor: Maria Eugenia Dias de Oliveira
primer miembro del tribunal : Carlos Antonio Leite Brandao
Segundo miembro del tribunal: Rodrigo Antonio de Paiva Duarte
Resumen: Ler a obra de Walter Benjamin, Origem do Drama Barroco Alemão, é uma aventura. Mas, dito assim, isso pouco acrescentaria, pois a leitura de qualquer obra fundamental de um pensador sempre pressupõe dificuldades, riscos e surpresas. No caso dessa obra, a leitura é uma viagem singular que implica em assumir o fragmento como ponto departida. Para Benjamin o mundo se apresenta expondo sua facefragmentada, e sua obra, que pretende espelhar este mundo, é composta de fragmentos. Os avanços e recuos do processo decriação estão ali mantidos. Qualquer retificação posterior que visasse a uma compreensão mais imediata faria com que a obra perdesse o seu poder de sugestão e descoberta. Na verdade, tal retificação poderia vir a destruir as próprias promessas que Benjamin pressentiu na sua intuição.
Asunto: Benjamin, Walter, 1892-1940 Crítica e interpretação
Teatro alemão História e crítica
Filosofia
Simbolismo na literatura
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9PBH8W
Fecha del documento: 12-mar-1992
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
dissertacao_zahirasoukicordeiro.pdf15.74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
dissertacao_zahirasoukicordeiro_8e54.pdf201.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.