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http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9PBH8W
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | A alegoria como conceito: uma leitura Benjaminiana do Barroco |
Autor(es): | Zahira Souki Cordeiro |
Primeiro Orientador: | Maria Eugenia Dias de Oliveira |
Primeiro membro da banca : | Carlos Antonio Leite Brandao |
Segundo membro da banca: | Rodrigo Antonio de Paiva Duarte |
Resumo: | Ler a obra de Walter Benjamin, Origem do Drama Barroco Alemão, é uma aventura. Mas, dito assim, isso pouco acrescentaria, pois a leitura de qualquer obra fundamental de um pensador sempre pressupõe dificuldades, riscos e surpresas. No caso dessa obra, a leitura é uma viagem singular que implica em assumir o fragmento como ponto departida. Para Benjamin o mundo se apresenta expondo sua facefragmentada, e sua obra, que pretende espelhar este mundo, é composta de fragmentos. Os avanços e recuos do processo decriação estão ali mantidos. Qualquer retificação posterior que visasse a uma compreensão mais imediata faria com que a obra perdesse o seu poder de sugestão e descoberta. Na verdade, tal retificação poderia vir a destruir as próprias promessas que Benjamin pressentiu na sua intuição. |
Assunto: | Benjamin, Walter, 1892-1940 Crítica e interpretação Teatro alemão História e crítica Filosofia Simbolismo na literatura |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9PBH8W |
Data do documento: | 12-Mar-1992 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
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