Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9PBH8W
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: A alegoria como conceito: uma leitura Benjaminiana do Barroco
Autor(es): Zahira Souki Cordeiro
Primeiro Orientador: Maria Eugenia Dias de Oliveira
Primeiro membro da banca : Carlos Antonio Leite Brandao
Segundo membro da banca: Rodrigo Antonio de Paiva Duarte
Resumo: Ler a obra de Walter Benjamin, Origem do Drama Barroco Alemão, é uma aventura. Mas, dito assim, isso pouco acrescentaria, pois a leitura de qualquer obra fundamental de um pensador sempre pressupõe dificuldades, riscos e surpresas. No caso dessa obra, a leitura é uma viagem singular que implica em assumir o fragmento como ponto departida. Para Benjamin o mundo se apresenta expondo sua facefragmentada, e sua obra, que pretende espelhar este mundo, é composta de fragmentos. Os avanços e recuos do processo decriação estão ali mantidos. Qualquer retificação posterior que visasse a uma compreensão mais imediata faria com que a obra perdesse o seu poder de sugestão e descoberta. Na verdade, tal retificação poderia vir a destruir as próprias promessas que Benjamin pressentiu na sua intuição.
Assunto: Benjamin, Walter, 1892-1940 Crítica e interpretação
Teatro alemão História e crítica
Filosofia
Simbolismo na literatura
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9PBH8W
Data do documento: 12-Mar-1992
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