Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9PGLKM
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: As categorias Lebensäusserung, Entäusserung, Entfremdung e Veräusserung nos manuscritos econômico-filosóficos de Karl Marx de 1844
Autor(es): Monica Hallak Martins da Costa
primer Tutor: Ester Vaisman
primer miembro del tribunal : Rodrigo Antonio de Paiva Duarte
Segundo miembro del tribunal: Roberto Markenson
Resumen: O estímulo inicial deste trabalho proveio do interesse em averiguar, através da análise imanente dos Manuscritos Econômico-Filosóficos de Marx, a pertinência da proposta interpretativa de Lukács em Para uma Ontologia do Ser Social, onde situa a objetivação e a alienação como um complexo unitário, distinto, no entanto, do fenômeno do estranhamento. Ou seja, Lukács busca diferenciar as categohas Entàusserung e Entfremdung como aparecem nos Manuscritos, ambas traduzidasindistinta e freqüentemente por alienação. A leitura do texto de Marx, entretanto, revelou a necessidade de se considerar também duas outras noções que, como as primeiras, trouxeram embaraços aos tradutores. Trata-se dos termos Lebensàusserung e Veràusserung. Desta forma, o objetivo desta dissertação é verificar se, nos Manuscritos, estas quatro categorias assumem ou não significados distintos, e, no casoafirmativo, qual o sentido de cada uma delas na determinação do processo de constituição e desenvolvimento humano. A propósito, consta em anexo a tradução dos Manuscritos na qual se estabelecem cada um destes termos precisamente como aparecem no originalalemão. No entanto, para se cumprir o objetivo proposto de determinar o sentido destas quatro categorias no devenir humano segundo os Manuscritos, não basta o rigor filológico. É necessário compreender as bases ontológicas sobre as quais se sustenta a argumentação de Marx.Partindo deste entendimento, se pôde verificar que, para Marx dosManuscritos, a alienação e a objetivação não têm conexão necessária, mas contingente. Ou seja, não é possível, a partir do texto marxiano de 1844, situar a alienação necessariamente como momento subjetivo da ação humana, tal como pretendeu Lukács.
Asunto: Filosofia alemã Séc XIX
Marx, Karl, 1818-1883
Alienação (Filosofia)
Filosofia
Filosofia moderna Séc XIX
Idealismo alemão
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9PGLKM
Fecha del documento: 29-sep-1999
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
dissertacao_monicaallakmartinsdacosta.pdf10.87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.