Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9PQG2G
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: As incidências do ensino de Lacan na compreensão da psicose e do autismo em crianças
Autor(es): Vanessa Gama Pozzato
primer Tutor: Angela Maria Resende Vorcaro
primer miembro del tribunal : Tania Aparecida Ferreira
Segundo miembro del tribunal: Mônica Maria Farid Rahme
Resumen: A dissertação se propõe a pesquisar sobre o autismo e a psicose de crianças a partir da argumentação teórica de Jacques Lacan. Iniciamos nossa pesquisa percorrendo o trajeto feito pela psiquiatria para denominar os quadros de psicose e de autismo em crianças, demarcando uma separação entre os dois quadros, que ocorreu paulatinamente durante o desenvolvimento desse campo de saber. Em seguida, buscamos responder a mesma pergunta em relação à psicanálise, sempre nos pautando na teoria de Jacques Lacan. Pesquisamos em sua obra a descrição de casos clínicos e menções feitas ao tema, com o objetivo de verificar como Lacan compreendeu, primeiramente, o mecanismo de funcionamento da psicose, distinguindo-o da neurose, a fim de estabelecermos os conceitos próprios da psicose e sua evolução no ensino lacaniano. Após esse percurso, delimitamos as referências feitas pelo autor ao autismo e à psicose em crianças, constantes em seus comentários sobre alguns casos clínicos e em outros trabalhos no decorrer de sua obra. Em seguida, abordamos alguns conceitos importantes na obra de Lacan, imprescindíveis para compreendermos os argumentos de autores lacanianos que apresentam distinções e aproximações entre os quadros de autismo e de psicose em crianças. A coletânea das observações de Jean-Claude Maleval, Angela Vorcaro, Colette Soler, Angélica Bastos, Ana Beatriz Freire, Eric Laurent, Flávia Azevedo e Alfredo Jerusalinsky, dentre outros que se aproximaram sobremaneira desse objeto de estudo, evidenciou as dificuldades com que cada um desses autores se deparou. Dificuldades estas que fizeram com que, ao final, nos deparássemos com uma conclusão que não tem o intuito de ser definitiva, mas, sim, de instigar o leitor a se debruçar sobre o tema em estudo, a fim de aprofundá-lo e refletir sobre ele.
Abstract: The dissertation proposes to investigate infantile psychosis and autism from the standpoint of Jacques Lacans theorization. We begin our inquiry trailing the path opened by psychiatry in its attempt to delineate the clinical profiles of both infantile psychosis and autism, establishing a separation between them, which has occurred throughout the development of this field of knowledge. Afterwards, we try to answer the same question in relation to psychoanalysis, still grounding our research in Jacques Lacans theory. We extract from his work clinical cases descriptions as well as some appointments regarding the issue in question, attempting to perceive how Lacan initially understood the functioning of psychosis, distinguishing it from neuroses, in order to properly grasp the concept of psychosis and its evolution in the course of the Lacanian teaching. Thereafter, we single out the references made by author concerning autism and infantile psychosis, which are constant in his comments on some clinical cases and in various other works. Subsequently, we approach some major concepts in Lacans body of work, without which we could not understand the arguments drawn by authors of Lacanian persuasion who present distinctions and approximations between infantile psychosis and autism. The gathering of remarks made by Jean-Claude Maleval, Angela Vorcaro, Colette Soler, Angélica Bastos, Ana Beatriz Freire, Eric Laurent, Flávia Azevedo e Alfredo Jerusalinsky, amongst others who have treated the subject at hand, brought forth the difficulties faced by each one of them. Consequently, at the end of our research we came across a conclusion that does not intend to be definitive, but rather aims to instigate the reader to reflect more profoundly on the theme of this research.
Asunto: Psicoses
Psicanálise
Linguagem
Autismo
Psicologia
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9PQG2G
Fecha del documento: 26-mar-2014
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
disserta__o_vanessa.pdf1.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.