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dc.contributor.advisor1Marcello Peixoto Baxpt_BR
dc.contributor.referee1Alfredo Gontijo de Oliveirapt_BR
dc.contributor.referee2Mauricio Barcellos Almeidapt_BR
dc.creatorMaria Helena Lima de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T01:09:03Z-
dc.date.available2019-08-14T01:09:03Z-
dc.date.issued2008-07-01pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9PUGPV-
dc.description.abstractThis dissertation discusses the tension between the libertarian paradigm of open source movement and the economics interests inside the communities of development of software, through a case study of SugarCRM enterprise. This company specialized itself in the modality described as commercial open source, defining a business strategy that combines the communitarian web develompment and the distribution of different versions of the Service. One of the versions is basic in terms of functionality and licensed through a more limited license. The theoretical reference, based in the theories of Eric Beinhocker and Yochai Benkler, is used to contextualize and structure the understanding of the dynamics inside the enterprise. The work shows a wide broad view of the subject, through the scope of Information Science, and uses the methodology of version of the literature and case study.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação discute a tensão entre o paradigma libertário do movimento open source e os interesses econômicos no interior das comunidades de desenvolvimento de software, através de um estudo de caso da empresa SugarCRM. Essa empresa especializou-se na modalidade descrita como software open source comercial, definindo uma estratégia de negócios que combina o desenvolvimento comunitário em rede e a distribuição de versões distintas do serviço. Uma das versões é básica em termos de funcionalidades e licenciada pelo modelo open source, as outras versões, acrescidas de funcionalidades, são base nas obras de Eric Beinhocker e Yochai Benkler, é utilizado para contextualizar e estruturar a compreensão da dinâmica no interior da empresa. O trabalho apresenta um panorama do tema, sob a ótica da Economia Política da Informação, dentro do campo da Ciência da Informação, e utiliza a metodologia da revisão de literatura e do estudo de caso.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstratégia de negóciopt_BR
dc.subjectSoftware livre comercialpt_BR
dc.subjectPropriedade intelectualpt_BR
dc.subject.otherCiência da informaçãopt_BR
dc.subject.otherSoftware gratuitopt_BR
dc.subject.otherBax, Marcello Peixotopt_BR
dc.subject.otherNegóciospt_BR
dc.subject.otherPropriedade intelectualpt_BR
dc.titleIdealismo e estratégia de negócios no software livre comercialpt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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