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http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9Q7HHM
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | A educação em saúde com adolescentes: uma revisão integrativa |
Autor(es): | Roseane Barreto Ferreira |
Primeiro Orientador: | Selme Silqueira de Matos |
Primeiro membro da banca : | Isabela Silva Cancio Velloso |
Resumo: | O enfermeiro na promoção da saúde no ambiente escolar vem desenvolvendo papel relevante na orientação escolar aos adolescentes, abordando temas como sexualidade, AIDS, métodos contraceptivos entre outros. Este estudo de revisão integrativa da literatura teve por objetivo identificar na literatura quais os processos educativos tem sido utilizados para promoção da educação em saúde para adolescentes na escola. Os resultados apontam que a prática da educação em saúde no âmbito escolar em especial para os adolescentes torna-se uma tarefa importante no sentido de contribuir para o desenvolvimento das suas potencialidades físicas, psíquicas e sociais desses escolares da educação básica, a partir de ações pedagógicas de prevenção e promoção da saúde. Conclui-se que uma estratégia a ser utilizada pode através do enfermeiro do Programa Saúde Família (PSF) uma vez que existe o vinculo com a escola através do Programa Educação em Saúde na Escola o que pode contribuir para melhores indicadores de saúde e promoção das políticas públicas que atendam as necessidades da educação em saúde no âmbito escolar. |
Abstract: | The nurse in health promotion in the school environment has been developing relevant role in school guidance to teenagers, addressing themes comot sexuality, AIDS, contraception among others. This study of integrative literature review aimed to identify in the literature which the educational processes has been used to promote health education for adolescents in school. The results indicate that the practice of health education in the school context in particular for teens becomes an important task in order to contribute to the development of their physical, mental and social capabilities of these basic education schools, from pedagogical actions of prevention and health promotion. It is concluded that a strategy can be used through the Nurse Family Health program (PSF) since there is a link with the school through the program health education at school which may contribute to better indicators of health and promotion of public policies that meet the needs of health education within schools. |
Assunto: | Educação em enfermagem Capacitação profissional |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9Q7HHM |
Data do documento: | 21-Fev-2014 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD |
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