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Type: Tese de Doutorado
Title: O trabalho como princípio educativo em um assentamento de reforma agrária
Authors: Nagela Aparecida Brandao
First Advisor: Antonio Julio de Menezes Neto
First Referee: Justino de Sousa Junior
Second Referee: Jose Geraldo Pedrosa
Third Referee: Maria de Fatima Almeida Martins
metadata.dc.contributor.referee4: Hormindo Pereira de Souza Junior
Abstract: Esta pesquisa tem por objeto as práticas educativas desenvolvidas em um assentamento de reforma agrária em Minas Gerais entendidas enquanto práticas que se desenvolvem na produção e nas relações por ela engendradas. A partir da compreensão do significado concreto e historicamente determinado do trabalho no assentamento, buscou-se esclarecer melhor como se estabelece esta relação. Diante da complexidade do tema e do conjunto de variáveis que deveria ser levado em conta no momento da pesquisa de campo, optou-se por privilegiar as práticas educativas construídas no contexto produtivo, no processo de trabalho. O assentamento pesquisado foi escolhido por ser um dos primeiros criados no estado de Minas Gerais, fruto da primeira ocupação realizada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra no ano de 1988 e por ter uma experiência bastante significativa na solução do problema produtivo através da criação de uma cooperativa de produção agropecuária. Os procedimentos técnicos de coleta e análise de dados envolveram o levantamento bibliográfico bem como entrevistas e visitas in loco que possibilitaram apreender o objeto de estudo em suas várias dimensões. Foram realizadas observações e entrevistas individuais semiestruturadas com trabalhadores assentados e técnicos do INCRA-MG bem como a análise de documentos elaborados pelo INCRA-MG Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - e universidades. O estudo do assentamento mostrou que o processo de socialização e educação do ser humano fundado no trabalho coletivo e na cooperativa foi uma espécie de laboratório onde novas relações de sociabilidade baseadas na solidariedade e tomada coletiva de decisões puderam ser experimentadas. Porém, as relações sociais capitalistas dominantes impuseram limites de toda ordem para o desenvolvimento da experiência recolocando a questão da possibilidade ou não de construir o socialismo sem uma transformação profunda da sociedade como um todo, sem a constituição de um novo tipo de Estado. Pode-se dizer que a partir da experiência da cooperativa, o trabalho teve um caráter profundamente educativo, pois conseguiu aliar a formação técnica à de cunho político dirigente.
Abstract: The object of this research is educational practices developed on a land reform settlement in Minas Gerais understood as practices that develop in production and relations engendered by it. From the understanding of the concrete meaning and historically determined the work in the settlement, we sought to further clarify how to establish this relationship. Given the complexity of the subject and the set of variables that should be taken into account at the time of field research, we chose to focus the educational practices built into productive context, the labor process. The researched settlement was chosen to be one of the first created in the state of Minas Gerais, the result of first occupation held by the Rural Landless Workers Movement (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra MST) in 1988 and have significant experience in solving the production problem by creating a cooperative agricultural production. The technical procedures for collection and analysis of data involved the literature survey as well as interviews and site visits that allowed grasp the object of study in its various dimensions. We did observations in the settlement, semistructured interviews with settlers and technical workers by INCRA MG - National Institute of Colonization and Land reform - and analysis of documents produced by INCRA-MG, universities. The study showed that the nesting process of socialization and education of human beings based on collective work and cooperative was a kind of laboratory where new personal relations based on solidarity and collective decision-making could be experienced. However, the every kind of dominant capitalist social relations imposed limits to the development of experience placing the question of whether or not to build socialism without a profound transformation of society as a whole, without constituting a new kind of state. Its possible to say that from experience of the cooperative, the work had a deeply educative character because it managed the technical formation allied to ruling political formation.
Subject: Trabalho  
Educação
Trabalhadores rurais
Educação rural  
Assentamentos rurais Minas Gerais  
Reforma agrária
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9QJJ26
Issue Date: 30-Aug-2011
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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