Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9QJJ9K
Type: Tese de Doutorado
Title: Transversalidade nos modos de socialização e individuação: experiências juvenis em rede
Authors: Juliana Batista dos Reis
First Advisor: Maria da Graça Jacintho Setton
First Referee: Glória Maria dos Santos Diógenes
Second Referee: Shirlei Rezende Sales
Third Referee: Luiz Alberto Oliveira Goncalves
Abstract: Esta tese busca descrever e compreender como se configuram os processos de socialização e individuação de jovens moradores/as de uma periferia urbana da cidade de Belo Horizonte, o Aglomerado da Serra. A intersecção juventude/periferia/internet foi ponto de partida da investigação, tema que se expandiu no percurso investigativo. Assim, o entrelaçamento entre as vivências juvenis na internet, no território de moradia, na família, no trabalho, dentre outras foi privilegiado. Os modos de existência dos/as jovens são investigados e compreendidos nessa transversalidade. Na miragem de desenvolver uma sociologia dos indivíduos, a perspectiva metodológica buscou acentuar a compreensão dos processos socializadores partindo dos jovens sujeitos. A pesquisa foi desenvolvida através da etnografia (on e off-line), pelo acompanhamento de jovens através de suas vivências cotidianas e na internet, pela realização de entrevistas individuais, privilegiando a dimensão biográfica. A partir de autores da sociologia do indivíduo (MARTUCCELLI, ARAUJO, LAHIRE), da sociologia da educação (DUBET, SETTON) e da sociologia da juventude (PAIS, DAYRELL) o caminho teórico-metodológico priorizou compreensões sobre o contemporâneo processo estrutural de singularização, a partir de plurais experiências de dois jovens. A internet mostrou-se como ambiente dinâmico e acionado para expressões e visibilidades da periferia como território afetivo. O ciberespaço é vetor transversal no cotidiano juvenil, dimensão que pode estar tangenciada de diversas maneiras, inclusive combinada a outros espaços socializadores como a família, a escola e o trabalho. A constituição dos jovens como indivíduos está comprometida com uma multiplicidade de processos socializadores heterogêneos, fluidos, em tensão. Há intensa participação dos/as jovens nos processos socializadores, que viabiliza seus modos de individuação e os define como singulares.
Abstract: This thesis seeks to describe and understand the socialization and individuation process of a Belo Horizonte urban peripherys young residents, the Algomerado da Serra. The intersection youth/periphery/internet was the investigations starting point, theme that expanded in the investigative route. Therefore, we focus on the interlacement between youth experiences on the internet, within the housing, in the family, at work, among others. The modes of existence of youth are investigated e comprehended in this transversality. Attempting to develop some kind of sociology of individuals, the methodological perspective sought to enhance the understanding of the processes of socialization from the individuals perspective. The research was developed through the ethnography (online and offline), the attendance of youth in their experiences, the realization of individual interviews, privileging the biographical dimension of the subjects. Using authors of sociology of the individual (MARTUCCELLI, ARAUJO, LAHIRE) of sociology of education (DUBET, SETTON) and of sociology of youth (PAIS, DAYRELL), the theoretical-methodological way prioritized to understand the contemporary structural process of from plural experiences of two young people. The internet reveals itself as a dynamic environment, used to express the periphery as an affective territory. The cyberspace is transverse vector in juvenile everyday, a dimension that can be touched upon by many ways, including others places of socialization such as family, school and work. The young constitution as subjects is compromised with a multiplicity of socialization processes, heterogeneous, fluid, in tension. There is intense participation of the youth in these process, which enables their individuation modes and defines them as singulars.
Subject: Socialização  
Internet 
Educação
Juventude Aspectos sociais 
Periferias urbanas
Individuação
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9QJJ9K
Issue Date: 31-Jul-2014
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_juliana_batista_dos_reis.pdf5.37 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.