Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9QMKD8
Type: Monografias de Especialização
Title: O desafio da avaliação por competência no estágio de enfermagem
Authors: Isabela Moreira Silva
First Advisor: Giovana Paula Rezende Simino
First Referee: Flavia Falci Ercole
Abstract: Trata-se de um estudo que objetivou revisar a literatura cientifica relativa ao Desafio da Avaliação por Competência no Estagio de Enfermagem. O estudo foi realizado nas bases de dados da Biblioteca virtual de saúde BVS, LILACS (Literatura Latino Americana e do Caribe), IBECS (Índice Bibliográfico Espanhol em Ciências da Saúde), SCIELO (Scientific Electronic Library Online) e BDENF (Base de Dados de Enfermagem).Foram encontrados 06 estudos que atendiam aos objetivos da pesquisa na língua portuguesa, pois havia intenção de retratar a realidade brasileira e, após analisadas, verificou-se escassez com a produção cientifica relativa com o tema. A avaliação na aprendizagem é um importante elemento constitutivo da ação pedagógica, e deverá ser reconhecida como tal a fim de que possa se configurar em um espaço de aprendizagem. O processo avaliativo poderá ser visto ainda como um importante instrumento que subsidia a melhoria das condições de ensino e aprendizagem, ao disponibilizar informações que permite que a prática pedagógica seja repensada e resignificada. A avaliação da aprendizagem por competência é um desafio para os profissionais da educação, pois o profissional competente é aquele que evidencia qualidade no seu desempenho. Nesta perspectiva a sua competência deve alicerçar-se num conjunto de característica entre as quais destacamos: uma personalidade equilibrada e humanista, responsável. Podemos dizer que ser competente implica saber o que fazer em cada situação concreta, pressupõe uma compreensão e um juízo sobre a situação e uma intencionalidade na ação.
Abstract: This is a study that aimed to review the scientific literature on the "Challenge of Competency Assessment in Nursing Internship.. The study was conducted in the databases of the Virtual Health Library - VHL, LILACS (Latin American and Caribbean Literature), IBECS (Spanish Bibliographic Index of Health Sciences), SCIELO (Scientific Electronic Library Online) and BDENF ( Base nursing .) 06 studies that met the objectives of the research in the English language because there was intention to portray the Brazilian reality , and after analyzed , there was shortage with the scientific production on the theme found. Assessment for learning is an important constituent element of the pedagogical action , and should be recognized as such in order that it may be set in a space of learning. The evaluation process can also be viewed as an important tool that supports the improvement of teaching and learning, to provide information that allows the pedagogical practice is rethought and new significance. The assessment of learning competence is a challenge for the teachers, as the competent professional is one who demonstrates quality in their performance . In this perspective jurisdiction must rest on a set of feature among which : a balanced and humanistic personality, responsible . We can say that being responsible means knowing what to do in every situation, presupposes an understanding and judgment about the situation and an intention in action.
Subject: Educação em enfermagem
Capacitação profissional
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9QMKD8
Issue Date: 22-Feb-2014
Appears in Collections:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_finalizado.pdf138.07 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.