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http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9RPP5K
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | Como a escola é vista pelos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação |
Autor(es): | Ana Carolina Gouvea Pinto Veloso |
Primeiro Orientador: | Marcelo Ricardo Pereira |
Primeiro membro da banca : | Roselene Ricachenevsky Gurski |
Segundo membro da banca: | Raquel Martins de Assis |
Terceiro membro da banca: | Ana Maria Moraes Fontes |
Quarto membro da banca: | Andre Marcio Picanco Favacho |
Resumo: | Sob a perspectiva psicanalítica, o estudo tem por objetivo apresentar a função que a instituição escolar cumpre no momento em que os adolescentes recebem a medida socioeducativa de internação. A unidade pesquisada foi a primeira das oito existentes no município de Belo Horizonte. A escolha do tema teve origem nas questões oriundas da trajetória profissional da pesquisadora, revelando a necessidade de indagação da política pública, na tentativa de apresentar a visão dos adolescentes sobre a escola. Ao final da pesquisa foi possível analisar a relação entre o adolescente, autor de ato infracional, e a escola destinada ao cumprimento da medida. Com abordagem metodológica baseada na conversação e análises de conteúdo, entendemos que o lugar ocupado pela escola quando se está privado de liberdade tem valor quando se associa à possibilidade da finalização da medida. |
Abstract: | From a psychoanalytic perspective, the study aims to present the function that the academic institution at the time that adolescents are given the measure of socio hospitalization. The unit studied was the first of the eight existing in the city of Belo Horizonte. The theme originated in matters arising out of the professional career of the researcher, revealing the need to question the public policy in an attempt to present the perceptions of adolescents about school. At the end of the research was to analyze the possible relationship between the teenage author of offense, and the school for the fulfillment of the measure. Whith methodological approach based on conversation and content analyzes, we understand that the place occupied by the school when it is deprived of freedom has value when combining the possibility of termination of the measure. |
Assunto: | Adolescentes Assistência em instituições Brasil Psicanálise e educação Educação Adolescência |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9RPP5K |
Data do documento: | 25-Ago-2014 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
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