Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9RVFC9
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Investigações acerca do conceito de arte
Autor(es): Debora Pazetto Ferreira
Primeiro Orientador: Rodrigo Antonio de Paiva Duarte
Primeiro membro da banca : Verlaine Freitas
Segundo membro da banca: Virginia de Araujo Figueiredo
Terceiro membro da banca: Bruno Almeida Guimarães
Quarto membro da banca: Pedro Sussekind Viveiros de Castro
Resumo: No último século foram apresentadas tantas formas inovadoras do que pode ser designado pelo termo arte, que esse conceito se tornou relativo e problemático. Até o século XIX, os materiais e modos de representação tradicionais operavam como indicadores que anunciavam algo como uma obra de arte. O alargamento dessas configurações e o abandono dos principais padrões da arte tradicional são acontecimentos históricos, que conduzem naturalmente a questões como: o que há em comum entre essa diversidade de dados para que ainda possam ser agrupados sob o nome arte? É possível encontrar uma definição para a arte? A que nos referimos quando utilizamos essa palavra? Mais ainda, diante do mercado de investimentos em arte e da proliferação de museus, críticos e curadores: o que entendemos por "arte" se resume ao conjunto de obras de arte reconhecidas historicamente e institucionalmente como tal? Defenderemos a tese de que arte é uma palavra que circunscreve dois conceitos relacionados, porém distintos. Um é mais restrito, pois trata da arte como obra de arte, circunscrita na história da arte, feita por artistas e na maioria das vezes localizada em instituições artísticas; o outro é mais amplo, pois concebe a arte como o conjunto de atos criadores ou inovadores presentes em qualquer cultura humana. Os filósofos em geral desenvolvem suas teorias tendo em vista um dos dois conceitos. Interpretaremos a teoria de Arthur Danto como um exemplo de filosofia da arte que busca definir o conceito restrito de arte. A seguir, interpretaremos a filosofia de Vilém Flusser como exemplo de um pensamento sobre o conceito amplo de arte. Essa tese, porém, é sobretudo a respeito dessa dupla possibilidade e do modo como cada uma delas concebe o papel da arte na sociedade.
Abstract: In the last century, many new forms of what may be designated by the term "art" were presented, and so the concept became relative and problematic. Until the nineteenth century, the materials and the traditional ways of representation worked as parameters that announced something as a work of art. The enlargement of these configurations and the rejection of the main patterns of traditional art are historical events that naturally lead to questions such as: what is there in common between this diversity of data that enables them to still be grouped under the name of "art"? Can we find a definition of art? To what do we refer when using this word? Moreover, facing the proliferation of the museums, markets of art, critics and curators: does what we mean by art match with the set of historically and institutionally recognized works of art? We will defend the thesis that "art" is a word that circumscribes two related but different concepts. One is more restricted, because it addresses art as the works of art, circumscribed in the history of art, made by artists and usually found in artistic institutions; the other one is broader because it conceives art as a set of innovative or creative acts present in any human culture. Philosophers generally develop their theories addressing one of the two concepts. We will interpret the theory of Arthur Danto as an example of philosophy of art that seeks to define the restrict concept of art. Then, we will interpret the philosophy of Flusser as an example of theory about the broad concept of art. Our thesis, however, is mostly about this double possibility and the way each of them conceive the role of arte in society.
Assunto: Filosofia
Arte
Flusser, Vilém, 1920-1991
Danto, Arthur Coleman, 1924-
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9RVFC9
Data do documento: 21-Nov-2014
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