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http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9RWG9C
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Leise Kelli de Oliveira | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Heloisa Maria Barbosa | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Carlos Felipe Grangeiro Loureiro | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Ronaldo Guimaraes Gouvea | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Osias Baptista Neto | pt_BR |
dc.creator | Luciano Aparecido Chagas | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-14T11:37:46Z | - |
dc.date.available | 2019-08-14T11:37:46Z | - |
dc.date.issued | 2014-04-28 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9RWG9C | - |
dc.description.abstract | The BRT systems Bus Rapid Transit have been adopted in cities around the world as an alternative mass transport due to lower costs of deployment and operation. For this system obtain the performance compared to rail modes, its essential purpose, special focus should be given to the design of the stations, which are, if not the biggest, one of the major bottlenecks in the system. In this context, in this study is discussed and developed criteria for defining design elements of the corridors of BRT stations. The selection of these elements are given based on surveys of experts and evaluation of the project in BRT development of Belo Horizonte, the microscopic simulation being used to support the analyzes. A survey of experts determined the order of importance of elements and design parameters, and revealed information systems in operation in the cities of Cali, Rio de Janeiro and Curitiba. The parameters of time per passenger and the maneuvering of buses were measured in similar systems, to calibrate the model simulation and reach conclusions about the design methods used. The results of the study made it possible to identify how each element of the project should be considered for proper performance of this system component, focusing on capacity and level of customer service. | pt_BR |
dc.description.resumo | Os sistemas BRT Bus Rapid Transit têm sido adotados em várias cidades do mundo como alternativa de transporte de massa devido aos menores custos de implantação e de operação. Para que esse sistema atinja o desempenho comparado a modos sobre trilhos, seu objetivo essencial, foco especial deve ser dado ao projeto das estações, que constituem, senão o maior, um dos principais gargalos do sistema. Nesse contexto, este estudo propõe discutir e desenvolver critérios para a definição de elementos de projeto das estações de corredores de BRT. A seleção destes elementos baseou-se em pesquisas com especialistas e na avaliação do projeto em desenvolvimento do BRT de Belo Horizonte, sendo usada a simulação microscópica para apoiar as análises. A pesquisa com especialistas determinou a ordem de importância dos elementos e de parâmetros de projeto, e revelou informações sobre sistemas em operação das cidades de Cali, Rio de Janeiro e Curitiba. Os parâmetros de tempos por passageiro e das manobras dos ônibus foram medidos em sistemas semelhantes, para calibrar o modelo de simulação, e para estabelecer conclusões sobre os métodos de dimensionamento usados. Os resultados do estudo tornaram possível identificar como cada elemento de projeto deve ser considerado para um desempenho adequado desse componente do sistema, com enfoque na capacidade e no nível de serviço ao usuário. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | BRT | pt_BR |
dc.subject | Geotecnia e Transportes | pt_BR |
dc.subject.other | Engenharia de transportes | pt_BR |
dc.subject.other | Sistema BRT de transporte | pt_BR |
dc.title | Critérios para definição de elementos de projeto de estações de corredores de BRT | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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