Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9S3FDP
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Popularidade presidencial: análise dos microfundamentos do suporte público da presidente Dilma Rousseff
Autor(es): Thiago da Silva Sampaio
Primeiro Orientador: Helcimara de Souza Telles
Segundo Orientador: José Antonio Guimarães Lavareda Filho
Primeiro membro da banca : Marcus Abilio Gomes Pereira
Segundo membro da banca: Fernando de Barros Filgueiras
Terceiro membro da banca: Malco Braga Camargos
Quarto membro da banca: Regina Helena Alves da Silva
Resumo: A presente tese investiga os microfundamentos da avaliação presidencial, como eles se estruturam e se alteram ao longo do tempo. Nesse sentido, se distancia da ideia de que os eleitores são sujeitos cujas escolhas são regidas por critérios fixos e bem estabelecidos para defender que os cidadãos avaliam o presidente a partir de limitações sendo, em seus julgamentos, embalados por aspectos subjetivos direcionados pela cognição. Em resumo, a tese centraliza-se na relação existente entre a percepção e a predisposição do eleitorado com a popularidade do presidente. A hipótese central é de que os eleitores julgam os presidentes a partir da percepção que possuem sobre as medidas governamentais. Os indivíduos têm preferências e predisposições que direcionam a compreensão sobre como o governo está agindo. A partir disso, investigamos as dinâmicas do suporte público e, sobretudo, sua ligação com fatores como a expectativa sobre o mandatário, identificação partidária, faixa etária, escolaridade, confiança no presidente e ideologia. Entre as questões investigadas está a divergência entre os eleitores quanto ao foco e ao tempo da avaliação. O foco diz respeito a forma como as medidas do governante serão analisadas. Elas podem ser julgadas a partir do impacto sobre o bem-estar individual ou sobre como afetam o cotidiano de toda a população. Além disso, outro ponto que será discutido é se a análise sobre o mandatário se direciona por eventos do passado ou apenas por prognósticos. Como a avaliação é resposta a percepção dos sujeitos sobre as ações do governo, o incumbente cria estratégias para fortalecer o apoio público. Com isso, a mídia é um meio útil para disseminar a campanha permanente do governo e da oposição. Assim, investigamos qual o impacto da mídia na definição de quais questões são relevantes e na redefinição dos critérios utilizados pelos cidadãos no julgamento do desempenho do presidente. As questões foram respondidas a partir de dados provenientes de surveys nacionais como: Avaliação da presidente Dilma Rousseff após dois anos de governo Datafolha 2012; Avaliação dos protestos de junho/2013 Ibope e; Pesquisa brasileira de mídia Secom/Ibope 2013.
Abstract: This thesis investigates the micro presidential evaluation, as it is structured and changes over time. In this sense, this work moves away from the idea that voters are subjects whose choices are governed by fixed and well established criteria to defend that citizens evaluate the president from being limited in their judgments, moved by subjective aspects targeted by cognition. In short, the thesis centers on the relationship between the perception and the electorate's predisposition with the president's popularity. The central hypothesis is that voters judge presidents from their perception on government measures. Individuals have preferences and predispositions that direct understanding of how the government is acting. The research aimed to investigate the dynamics of public support, and especially its connection with factors such as expectations about the governor, party identification, age, education, confidence in the president and ideology. Among the investigated issues is the divergence among voters about the focus and the evaluation time. The focus relates to how the governors measures will be considered. They can be judged from the impact on individual well-being or how to affect the daily lives of the entire population. Also, another issue to be discussed is whether the analysis of the agent is directed by past events or just for prognosis. As evaluation is the answer to the perception of the subjects on the government's actions, the incumbent creates strategies to strengthen public support. To do so, the media is a worthwhile means to broadcast the permanent campaign of the government and the opposition. Thus, this research investigated what is the impact of media in defining what issues are relevant and in redefining the criteria used by citizens in their judgment of the president's performance. The questions were answered from data taken from national surveys, as President Dilma Rousseffs evaluation after two years of government - Datafolha 2012; Analysis from IBOPE of protests occurred on June 2013 and Brazilian media research institutes - Secom / IBOPE 2013.
Assunto: Brasil Presidente (2011-: Dilma)
Popularidade
Ciência política
Rousseff, Dilma, 1947-
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9S3FDP
Data do documento: 16-Dez-2014
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_thiago_sampaio___vers_o_final.pdf3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.