Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9TZH5Y
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | Ferramentas virtuais dinâmicas para processo de calibração de um sistema controle motor |
Autor(es): | Eduardo de Melo Rezende e Sampaio Xavier |
Primeiro Orientador: | Luis Antonio Aguirre |
Resumo: | A competitividade do mercado nacional e os requisitos legislativospromovem a busca pelo aumento da eficiência nos motores de combustão interna, entretanto, novas tecnologias aplicadas a esses motores, na maioria das vezes, significam um aumento no esforço do processo de calibração e de otimização. Este cenário estimula a indústria automobilística a desenvolver ferramentas que auxiliam no processo de desenvolvimento de novos motores, reduzindo tempo. Portanto, este trabalho visa projetar ferramentas virtuais dinâmicasde calibração para auxiliar o processo de calibração base. Foi necessário seguir uma metodologia de utilização dessas ferramentas que incluem a escolha e coleta dos dados, seleção da estrutura do modelo e a validação dos parâmetros. Essa metodologia foi usada para estimar três variáveis dinâmicas importantes para o processo de calibração, sendo elas: a eficiência volumétrica, o torque efetivo e a temperatura do catalisador. |
Abstract: | The national market competitiveness encourages the search for better effciency in internal combustion engines. As most of the time new technologies applied to these engines mean an increase in effort on the calibration and optimization processes. The automobile industry is investing in virtual tools that improve the development ofnewengines, reducing time.This paper aims at designing dynamic virtual calibrationtools to support the calibration base. For that, a methodology to use the tools, including data collection and selection, model structure selection and parameters validation was developed. This methodology was used to estimate three important variables for the dynamic calibration process: volumetric effciency, effective torque and catalyst temperature. |
Assunto: | Engenharia elétrica |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9TZH5Y |
Data do documento: | 8-Nov-2011 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
rev._da_dissertacao___eduardo_xavier.pdf | 5.67 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.