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http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9UJT28
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Ramon Molina Valle | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Jose Eduardo Mautone Barros | pt_BR |
dc.creator | Thiago Augusto Araujo Moreira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-14T16:56:45Z | - |
dc.date.available | 2019-08-14T16:56:45Z | - |
dc.date.issued | 2014-12-22 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9UJT28 | - |
dc.description.abstract | As tendências mundiais no desenvolvimento de motores de combustão interna com ignição por centelha levam a adoção de misturas pobres na câmara de combustão. Sistemas de injeção direta operando de forma homogênea ou estratificada tem sido desenvolvidos visando melhorias no processo de formação de mistura e redução nas emissões veiculares. Uma alternativa tecnológica viável para a redução de consumo de combustível e diminuição na emissão de poluentes é a utilização de um sistema de ignição por lança chamas em motores de combustão interna do ciclo Otto. O objetivo geral do trabalho é desenvolver e caracterizar um protótipo de motor de pesquisa provido de um sistema de ignição por lança chamas operando com carga homogênea. O protótipo do sistema de ignição por lança chamas a ser caraterizado é constituído de uma geometria fixa de pré-câmara por cilindro, com volume de 3,66 cm3 e furo de intercomunicação único e central com 6,00 mm de diâmetro, alimentada com mistura homogênea oriunda da câmara de combustão principal. O sistema de ignição e injeção é controlado por um sistema de gerenciamento eletrônico reprogramável. A metodologia desenvolvida é constituída das seguintes etapas: analise numérica do sistema de arrefecimento da pré-câmara e modelamento unidimensional do sistema de ignição por lança chamas; calibração do sistema de controle do motor a partir da medição dos parâmetros de combustão na pré-câmara e câmara principal; medição das emissões de poluentes; aquisição e análise dos resultados obtidos. Como principais resultados foram obtidos um aumento em torno de até 10% de eficiência térmica dentro da faixa aceitável para uma combustão estável em relação ao motor original. Para as emissões específicas de monóxido de carbono foram obtidas reduções de até 91%. Também é importante ressaltar a redução da ordem de 76% nas emissões de NOx. Conclui-se que o sistema proposto demonstra um potencial promissor para aumento de eficiência térmica e reduções consideráveis dos níveis de emissões de poluentes. | pt_BR |
dc.description.resumo | As tendências mundiais no desenvolvimento de motores de combustão interna com ignição por centelha levam a adoção de misturas pobres na câmara de combustão. Sistemas de injeção direta operando de forma homogênea ou estratificada tem sido desenvolvidos visando melhorias no processo de formação de mistura e redução nas emissões veiculares. Uma alternativa tecnológica viável para a redução de consumo de combustível e diminuição na emissão de poluentes é a utilização de um sistema de ignição por lança chamas em motores de combustão interna do ciclo Otto. O objetivo geral do trabalho é desenvolver e caracterizar um protótipo de motor de pesquisa provido de um sistema de ignição por lança chamas operando com carga homogênea. O protótipo do sistema de ignição por lança chamas a ser caraterizado é constituído de uma geometria fixa de pré-câmara por cilindro, com volume de 3,66 cm3 e furo de intercomunicação único e central com 6,00 mm de diâmetro, alimentada com mistura homogênea oriunda da câmara de combustão principal. O sistema de ignição e injeção é controlado por um sistema de gerenciamento eletrônico reprogramável. A metodologia desenvolvida é constituída das seguintes etapas: analise numérica do sistema de arrefecimento da pré-câmara e modelamento unidimensional do sistema de ignição por lança chamas; calibração do sistema de controle do motor a partir da medição dos parâmetros de combustão na pré-câmara e câmara principal; medição das emissões de poluentes; aquisição e análise dos resultados obtidos. Como principais resultados foram obtidos um aumento em torno de até 10% de eficiência térmica dentro da faixa aceitável para uma combustão estável em relação ao motor original. Para as emissões específicas de monóxido de carbono foram obtidas reduções de até 91%. Também é importante ressaltar a redução da ordem de 76% nas emissões de NOx. Conclui-se que o sistema proposto demonstra um potencial promissor para aumento de eficiência térmica e reduções consideráveis dos níveis de emissões de poluentes. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Emissões de poluentes | pt_BR |
dc.subject | Motor de combustão interna | pt_BR |
dc.subject | Ignição por lança chamas | pt_BR |
dc.subject | Eficiência térmica | pt_BR |
dc.subject | Carga homogênea | pt_BR |
dc.subject.other | Engenharia mecânica | pt_BR |
dc.title | Análise e caracterização de um sistema de ignição por lança chamas operando com carga homogênea | pt_BR |
dc.type | Tese de Doutorado | pt_BR |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
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