Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9UNFU6
Type: Monografias de Especialização
Title: Proficiência em matemática de alunos no PROEB: análise exploratória por meio de modelos de regressão linear
Authors: Julia Drumond Campos e Silva
First Advisor: Ilka Afonso Reis
First Referee: Edna Afonso Reis
Second Referee: Aloisio Joaquim Freitas Ribeiro
Abstract: Este trabalho realizou uma análise exploratória dos dados relacionados à proficiência dos alunos em Matemática no Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb). Para tanto, utilizou Modelos de Regressão Linear, elaborados de forma construtiva, com a análise da entrada de variáveis candidatas, uma a uma, até a composição do modelo final. Os dados selecionados para a análise são referentes aos alunos do nono ano do ensino fundamental que realizaram as provas do Proeb de Língua Portuguesa e Matemática no ano de 2013 e responderam a todas as perguntas elencadas no questionário contextual, aplicado na ocasião dos testes. Além dos resultados das proficiências e dos questionários, foi utilizado o Índice Socioeconômico para a construção dos modelos. Também foram consideradas para a análise as premissas da literatura, que embasaram os resultados observados. Verificou-se que os fatores mais relacionados às proficiências dos alunos em Matemática, de acordo com o estudo proposto, foram a Proficiência em Língua Portuguesa, a expectativa de continuidade dos estudos após a conclusão do ensino médio, a não procura por emprego, a expectativa de formação no ensino médio, a idade adequada para a etapa de escolaridade, a autoestima, a autoavaliação do aluno, a escolaridade da mãe e a variável relacionada ao motivo.
Subject: Estatística
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9UNFU6
Issue Date: 6-Nov-2014
Appears in Collections:Especialização em Estatística

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
trabalho_final.pdf2.22 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.