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Type: Tese de Doutorado
Title: Desenvolvimento, caracterização e aplicação de lubrificantes modificados por nanoplacas de grafite
Authors: Flavio Antonio Cotta Vidal
First Advisor: Antonio Ferreira Avila
First Referee: Volnei Tita
Second Referee: Alexander Mattioli Pasqual
Third Referee: Ernani Sales Palma
metadata.dc.contributor.referee4: Luis Carlos Monteiro Sales
metadata.dc.contributor.referee5: Paulo Roberto de Carvalho Coelho Filho
Abstract: Este trabalho propõe um aprofundamento no conhecimento do desgaste mecânico utilizando as nanoplacas de grafite dispersas em óleo, já que existem poucos trabalhos publicados utilizando o nanografite disperso em meio líquido, a fim de avaliar o seu comportamento na redução do desgaste de componentes mecânicos. Será avaliado se a utilização das nanoplacas de grafite apresentam uma redução de atrito e desgaste vantajosa, em qual tipologia e concentração ideal. Para isto, a seleção das partículas de nanografite a ser utilizada neste trabalho foi feita com o fornecimento de matéria prima local, devido a sua vasta disponibilidade pelo Brasil, que apresenta uma enorme riqueza de grafite mineral. Outra importante variável que será analisada é a forma de dispersão do nanografite, visto que isto constitui em um fator de fundamental importância, a fim de estabelecer um desempenho máximo das nanopartículas na redução do desgaste. Além disto, este trabalho propõe também a aplicação das nanoplacas de grafite dispersas em óleo em componentes automotivos. Optou-se por aplicá-las na fechadura da porta lateral de um veículo com objetivo de estudar a efetividade da redução de atrito e desgaste mecânico com a redução de ruído gerado no interior do veículo. Os resultados experimentais demonstraram que as nanoplacas de grafite dispersas em óleo proporcionaram redução de atrito e desgaste, e quando aplicadas na fechadura da porta lateral de um veículo reduziram o ruído interno do mesmo. O presente estudo abordará os nanomateriais, em especial as nanoplacas de grafite e suas formas de caracterização, conceitos tribológicos e os ensaios de atrito e desgaste, além dos atributos de acústica e percepção sonora em ambientes fechados, tais como o interior do automóvel, bem como ensaios veiculares.
Abstract: This paper proposes a deeper knowledge of the mechanical wear using nanographite platelets dispersed in oil, since few research have been published using nanographite platelets dispersed in liquids, in order to evaluate its behavior in reducing the wear of mechanical components. It will be evaluated if the use of nanographite platelets shows a reduction of friction and wear advantages, and in which type and percentual concentration. To do this evaluation the selection of nanographite particles to be used in this work was done with the supply of local raw material, due to its wide availability in Brazil, which has a wealth of mineral graphite. Another important variable which will be discussed is the dispersion of nanographite, since this is a factor of crucial importance in order to establish a maximum performance of the nanoparticles in reducing wear. Furthermore, this paper also proposes the application of nanographite platelets dispersed in oil in automotive components. It was chosen to apply it to the internal components of the vehicle in order to study the effectiveness of the reduction of friction and mechanical wear by reducing noise generated inside the passenger compartment of the vehicle. The experimental results showed that nanographite platelets dispersed in oil reduced friction and wear, and when applied on the door latch of the vehicle reduce the his interior noise. Therefore the aim of this work is the development of a new product with national technology, which has characteristics of ideal performance for reducing noise in the vehicle. This study will address nanomaterials, specially nanographite platelets, and their forms of characterization, concepts and tribological tests of friction and wear, in addition to the attributes of acoustics and sound perception in closed environments such as the inside of the car, as well as vehicle performance.
Subject: Tribologia
Acústica
Desgaste mecanico
Engenharia mecânica
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9URJN2
Issue Date: 22-Aug-2014
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