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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Acervo de escritores mineiros: gênese e constituição
Autor(es): Gustavo Lopes de Oliveira
primer Tutor: Maria da Conceicao Carvalho
primer miembro del tribunal : Marcelino Rodrigues da Silva
Segundo miembro del tribunal: Renato Pinto Venancio
Tercer miembro del tribunal: Adalson de Oliveira Nascimento
Resumen: A preocupação com a preservação da memória e construção histórica de qualquer nação passa pelas relações de poder e pelas escolhas efetuadas sobre o que se quer lembrar. Assim, a noção do arquivo como patrimônio e memória surge com a ideia de bens públicos nacionais, o que remete à Revolução Francesa. A partir disso, essa preocupação se torna também a de pensar os modos e os lugares para se preservar uma memória nacional, e que função desempenham os espaços que lidam com arquivos públicos, mas também com arquivos privados, dentre eles os pessoais. Com o objetivo de traçar um percurso histórico-genealógico do Acervo de Escritores Mineiros da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, realizou-se uma análise documental dos conceitos de arquivo público e privado/pessoal a partir de uma perspectiva de memória coletiva. Por esse processo, pôde-se notar que a ideia de preservação no Brasil foi se desenvolvendo também a partir de uma noção de que os arquivos pessoais de escritores, políticos, e pessoas públicas em geral podiam, de algum modo, contar a história da nação. Isso tem a ver com a mudança epistemológica pela qual passaram os diversos campos do conhecimento como os estudos literários, as ciências sociais, a ciência da informação, e por cuja ampliação da noção de memória nacional o sujeito toma seu lugar na história. Essa visão norteia o contexto de criação de espaços como aquele que é objeto desse trabalho. A metodologia da etnografia de arquivos aqui empregada possibilitou, ainda, aproximar a arquivística clássica de uma arquivística mais social, através do que se pretendeu pensar o Acervo de Escritores Mineiros como um arquivo e vivenciá-lo a fim de compreender a sua institucionalização.
Abstract: The concern about the preservation of memory and historical construction of any nation involve power relations and the choices made about what to remember. Thus, the archive notion as heritage and memory comes up with the idea of national public property, which refers to the French Revolution. From this, this concern becomes also the thinking about ways and places to preserve national memory, and the function of the spaces that work with public archives, but also with private archives, including personal. Aiming to describe a historicalgenealogical path of the Acervo de Escritores Mineiros of the Faculdade de Letras of the Universidade Federal de Minas Gerais, there was a documentary analysis of the concepts of public archive and private archive and personal archive from a collective memory perspective. Through this process, it is noted that the idea of preservation in Brazil has been developed also from a notion that the personal archives of writers, politicians, and public people in general could, somehow, describe the nations history. This relates to the epistemological change that passed the various knowledge areas as literary studies, social sciences, information science, and in an increase of the national memory notion by which the subject takes its place in history. This vision guides the context of creating spaces as the one who is the object of this research. The ethnographic method used here also resulted in the association of classical archival science with a social archival science, through what was intended think the Acervo de Escritores Mineiros as a archive and experience it in order to understand its institutionalization.
Asunto: Ciência da informação
Escritores brasileiros Arquivos
Arquivo e arquivamento (Documentos)
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9V4PSR
Fecha del documento: 10-feb-2014
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