Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9Z2JGE
Tipo: Monografias de Especialização
Título: O uso das tecnologias computacionais aliadas à prática de ensino de eletrodinâmica para alunos do 3º ano do ensino médio
Autor(es): Natália Ferreira Vidal
Primeiro Orientador: Paulo Henrique Dias Menezes
Resumo: Neste trabalho verificamos o papel das simulações como alternativa aos laboratórios convencionais no ensino de física na tentativa de suprir a necessidade da experimentação nesta disciplina realizando duas atividades uma no laboratório virtual e outra no laboratório real para investigar até que ponto o laboratório virtual pode substituir o laboratório real na tentativa de minimizar o problema da necessidade e ausência da experimentação no ensino de física. Dois roteiros semiestruturados sobre circuitos em série e em paralelo foram propostos aos alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública militar, para que eles fizessem observações sobre esses circuitos, numa perspectiva investigativa, com o objetivo de perceber as principais semelhanças e diferenças entre eles e chegar numa relação matemática que pudesse descrevê-los a partir da primeira lei de ohm. As observações e conclusões dos alunos foram registradas em relatório, que juntamente com as observações e registros da professora pesquisadora serviram de fonte de dados para análise realizada. Nossos resultados sugerem uma reflexão sobre a maneira mais adequada do uso do laboratório escolar no ensino de física a partir da possibilidade de articular atividades práticas tradicionais com simulações virtuais.
Abstract: In this study we verified the role of simulations as an alternative to conventional laboratories in teaching physics in an attempt to meet the need of experimentation in this discipline performing two activities - one in the virtual lab and the other in the real lab - to investigate the extent to which the virtual lab can replace the actual laboratory in an attempt to minimize the problem of necessity and lack of experimentation in physics teaching. Two semi-structured scripts - about circuits in series and in parallel - have been proposed to the students of the third year of high school for a military public school, they made observations on these circuits, an investigative perspective, aiming to realize the main similarities and differences between them and arrive at a mathematical relationship that would describe them as from the first law of ohm. The observations and conclusions of the students were recorded in the report, which along with observations and records of the teacher researcher served as a source of data for analysis. Our results suggest a reflection on the most appropriate way of using the school laboratory in physics education from the possibility of integrating traditional practice activities with virtual simulations.
Assunto: Tecnologia educacional
Física (Segundo grau) Estudo e ensino  
Ensino Meios auxiliares
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9Z2JGE
Data do documento: 6-Dez-2014
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monografia_natalia_vidal.pdf454.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.