Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9Z2MQX
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Características das atividades investigativas expressas nas monografias do curso de especialização em ensino de ciências por investigação no período de 2010-2012 |
Authors: | Janice Alexsandra de Oliveira Kopke |
First Advisor: | Santer Alvares de Matos |
Abstract: | Este trabalho traz uma discussão sobre as características investigativas que professores-cursistas utilizaram em seus trabalhos de conclusão de curso no período de 2010-2012. Os resultados obtidos permitiram identificar, nas atividades propostas pelos professores-cursistas, várias características de atividade investigativa, entre elas a problematização; avaliação de evidências; valorização de debates e discussões; aplicação de teorias científicas; múltiplas interpretações e a reunião e comunicação dos resultados. Quando comparados os anos analisados, identificou-se um aumento na frequência das características investigativas expressas nas monografias, o que pode ser observado como uma ampliação na compreensão dos professores-cursistas sobre as características de uma atividade investigativa. A presença de tais características durante o processo de elaboração e aplicação das atividades propostas pelos professores-cursistas permitem concluir que uma atividade de caráter investigativo deve possuir um conjunto de características básicas. |
Subject: | Educação Ciência Estatistica educacional |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9Z2MQX |
Issue Date: | 6-Dec-2014 |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
monografia_edi__o_final_2__parte.pdf | 528.2 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.