Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9Z2NZ6
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dc.contributor.advisor1Natália Almeida Ribeiropt_BR
dc.creatorEunice Procópio Diaspt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T12:13:22Z-
dc.date.available2019-08-11T12:13:22Z-
dc.date.issued2014-12-06pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9Z2NZ6-
dc.description.resumoO ensino de ciências vem sendo debatido por pesquisadores da educação, com foco no desenvolvimento e formação de cidadãos. Essas ideias são destacadas nos PCNs como meta a ser alcançada no meio escolar e cabe ao professor contribuir de forma autônoma para o alcance desse objetivo. No âmbito escolar, percebe-se que o tema processos da digestão é tratado de forma abstrata e os alunos pouco compreende e interessam quando se trabalha esse conteúdo. Percebe-se também a falta de cuidado dos discentes com a saúde envolvendo o sistema digestório, diante da preferência por alimentos industrializados. Neste sentido, pensou-se na elaboração e aplicação deste trabalho em uma proposta visando analisar, avaliar e identificar as contribuições de uma sequência de atividades investigativas envolvendo os processos da digestão, com turmas dos 6° e 7º anos do ensino fundamental participantes do Projeto Escolar Tempo Integral (PROETI). O trabalho foi desenvolvido numa escola pública da cidade de Mário Campos, no ano de 2014. A metodologia utilizada foi baseada nos fundamentos teóricos de especialistas do Curso de Pós-graduação Ensino de Ciência por Investigação da FAE UFMG que abordam o ensino de ciências numa perspectiva investigativa. As aulas constaram de aula demonstrativa - expositiva investigativa sobre as características, estruturas, localização e funções dos órgãos da digestão; da proposição de problemas e fenômenos cotidianos que envolvem a digestão; aplicação de sete experimentos para investigar as ocorrências da digestão em nosso corpo e exposição de 2 filmes que demonstraram o caminho do alimento na digestão. Os resultados mostraram que houve melhor entendimento dos alunos sobre como e onde ocorrem os processos da digestão, tendo o corpo como objeto investigador. Notou-se a preocupação dos alunos em adotar bons hábitos alimentares. A continuação desse trabalho numa abordagem sobre os processos da digestão e nutrição, discutindo de forma mais profunda a qualidade dos alimentos, os nutrientes e sua absorção faz-se necessário. Sobretudo, se esse tema for debatido no meio escolar, voltado para a elaboração de projetos com o objetivo de formar cidadãos responsáveis no quesito qualidade de vida, será muito importante para contribuir com a saúde dos discentes.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAtividade investigativapt_BR
dc.subjectAulas demonstrativaspt_BR
dc.subjectEnsino da digestão humanapt_BR
dc.subject.otherDigestão pt_BR
dc.subject.otherEnsino fundamental  pt_BR
dc.subject.otherSistema digestivopt_BR
dc.subject.otherNutriçãopt_BR
dc.titleAtividade investigativa: processos físicos e químicos da digestãopt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
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