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Type: Tese de Doutorado
Title: Motivações para a leitura e promoção do acesso a livros: três casos improváveis dos meios populares celebrizados pela mídia
Authors: Roberto Cezar de Souza Silva
First Advisor: Maria Zelia Versiani Machado
First Referee: Magdah Becker Soares
Second Referee: Ana Maria de Oliveira Galvao
Third Referee: Claudio Marques Martins Nogueira
metadata.dc.contributor.referee4: Verbena Maria Rocha Cordeiro
Abstract: Mesmo com a democratização do acesso à educação e com a crescente profusão de pesquisas que abordam leitores nos meios populares, ainda hoje causa alguma surpresa encontrar grandes leitores nesses meios, sobretudo entre indivíduos que têm ocupações profissionais consideradas de baixa qualificação. Tanto é que, quando isso acontece, alguns desses indivíduos acabam se tornando notícia na mídia ou sujeitos de pesquisa. Para esta pesquisa, três desses indivíduos celebrizados pela mídia foram selecionados. Trata-se de Luiz Amorim, um açougueiro; Evando dos Santos, um pedreiro; e Vanilda de Jesus Pereira, uma cuidadora de idosos, ex-empregada doméstica/babá/catadora de papel. Mas não foi apenas o fato de terem o hábito de ler livros o que os celebrizou; além disso, esses indivíduos desenvolveram projetos de promoção do acesso aos livros que obtiveram grande repercussão e reconhecimento social em suas comunidades, nas cidades onde vivem e para além delas. Esta pesquisa analisou alguns dos materiais midiáticos para verificar como produziam imagens públicas desses leitores/promotores de livros e quais seriam alguns dos valores/ideologias que as acompanhavam. Em seguida, foram analisados dados coletados em dois encontros com cada um dos indivíduos por meio de entrevistas semiestruturadas. A partir de uma teoria sociológica da motivação humana que encontra na necessidade de reconhecimento/apoio social e segurança ontológica e na busca por energia emocional as explicações para como os indivíduos lidam com as interações sociais em suas trajetórias de vida, analisaram-se os dados em busca da reconstrução dos possíveis processos sociais geradores da valorização, do gosto e do hábito de leitura e promoção de livros. Constatou-se uma tendência à mi(s)tificação desses processos sociais e da trajetória de vida dos indivíduos tanto no discurso da mídia quanto na maneira como os indivíduos costumam se apresentar. Chamou-se a atenção aos perigos dessa mi(s)tificação para a construção do pensamento crítico, para as ciências sociais e para a educação no que diz respeito à formação de leitores, já que muitas vezes tende-se a atribuir a dons individuais ou a uma aura mágica do livro salvacionista pelo simples contato as razões que levam um indivíduo em condições consideradas improváveis a se tornar um leitor. Constatou-se que o leitor/promotor de livros se forma a partir de uma cadeia de interações sociais que em sua trajetória recompensam-no emocionalmente, tornando-o mais seguro, autoconfiante e com autoestima dentro de um mercado de interações em que ser/se apresentar como leitor é algo altamente valorizado.
Abstract: Even with the democratization of access to education and the growing profusion of researches addressing readers in popular environments, today it is still somehow surprising to find great readers in these ambiences, chiefly among individuals with professions considered as low qualification. And this is so true that, when it happens, some of these individuals end up by becoming news in media or research subjects. For the present research, three of these celebrated individuals were selected; namely: Luiz Amorim, a butcher; Evando dos Santos, a mason; and Vanilda de Jesus Pereira, a caregiver for elders, former maid/babysitter/paper collector. But it was not only the fact of their having the habit to read books that have made them famous; in addition to that, these individuals have developed projects to promote the access to books, which had great social repercussion and acknowledgement, in their communities, in the cities where they live and beyond. This research analyzed some of the media materials to check how public images of these readers/promoters of books were produced and which would be some of the values/ideologies behind it. Then, data collected from two meetings with each of these individuals, by means of semi-structured interviews, were analyzed. Starting from a sociological theory, that of human motivation which finds in the need of recognition/social support and ontological safety and in the search for emotional energy, the explanation to how individuals deal with social interactions in their lives; data were analyzed in order to rebuilt the possible social processes that generate the valorization, liking and habit of reading and promoting books. It was observed a trend to mystify these social processes and lives of individuals both in media speech and how individuals usually present themselves. It was emphasized the dangers inherent to such mystification to build a critical thinking, for social sciences and for education concerning the formation of readers, since, many times, the reasons that make an individual, under conditions considered unlikely, become a reader are usually explained by individuals gifts or by a magic aura of the book Salvationist by contact alone. It was observed that the reader/promoter of books is formed from a chain of social interactions that, along their lives reward them emotionally, making them more steady, self-confident, and with self-esteem, within a market of interaction in which to be/present oneself as reader is something highly regarded.
Subject: Interesses na leitura
Educação
Motivação na educação
Livros e leitura
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-A3YH3R
Issue Date: 31-Jul-2015
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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