Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-A3ZFYR
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Processos de gestão da informação para extração de indicadores de evasão discente em cursos realizados na modalidade à distância
Authors: Paloma de Albuquerque Diesel
First Advisor: Renata Maria Abrantes Baracho Porto
First Co-advisor: Frederico Torres Fonseca
First Referee: Frederico Torres Fonseca
Second Referee: Isa Maria Freire
Third Referee: Mauricio Barcellos Almeida
Abstract: A educação a distância no Brasil tem como principal objetivo facilitar o acesso à informação. Ela tem as suas próprias especificidades e não pode ser vista como uma simples cópia do modelo de sala de aula tradicional. O Ministério da Educação anunciou, no segundo semestre de 2013, que os principais obstáculos enfrentados pelas instituições que oferecem cursos nessa modalidade de ensino foram a evasão dos estudantes e a resistência dos educadores e alunos em relação ao ensino a distância. Apesar de vários investimentos e pesquisas realizadas nessa modalidade, não há consenso sobre a gestão de cursos em educação a distância. O alvo desta pesquisa foi encontrar indicadores de evasão discente utilizando métodos e técnicas da gestão da informação baseados em uma metodologia mista, qualitativa e quantitativa, de forma que esses possam nortear os gestores de cursos dessa modalidade. Os indicadores encontrados e validados nesta pesquisa foram: falta de interesse por parte dos discentes; baixa capacitação para uso do ambiente virtual de aprendizagem dos discentes; problemas estruturais nas escolas escolhidas para aplicação do curso; alunos que não possuem e-mail; resposta das atividades não condizentes com o conteúdo do curso; ausência de conhecimento por parte do discente da ferramenta computador. O cenário analisado foi o de um curso ofertado na modalidade a distância, o Aluno Integrado.
Abstract: Distance education in Brazil aims to facilitate access to information. Distance learning has its own specificities and can not be viewed as a simple copy of the traditional classroom model. The Ministry of Education announced in the second half of 2013 that the main obstacles faced by institutions offering courses in this mode were the avoidance of students and the resistance of educators and students in relation to distance learning. Despite several investments and research carried out in this type of education, there is no consensus on the management courses in distance education. The aim of this research was to find student dropout indicators using methods and techniques of the information based on a mixed qualitative and quantitative methodology, so that they can guide the management of courses of this type. The indicators found and validated in this research were: Lack of interest from students, Lower training for use of the virtual learning environment of students, structural problems in schools chosen for application of the course, students who do not have e-mail, response activities not consistent with the course content, knowledge of absence from the student computer tool. The analyzed scenario was offered a course in distance mode Integrated Student.
Subject: Ciência da Informaçao
Evasão universitária
Gerenciamento da informação
Ensino a distância
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-A3ZFYR
Issue Date: 3-Aug-2015
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertacao_final__paloma_diesel_.pdf4.35 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.