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Type: Monografias de Especialização
Title: Formação de jovens multiplicadores voltada para assuntos relacionados à sexualidade numa escola do município de Contagem: projeto de intervenção
Authors: Taiane Aparecida de Oliveira
First Advisor: Matilde Meire Miranda Cadete
First Referee: Selme Silqueira de Matos
Abstract: O Programa Saúde na Escola (PSE) começou a ser implantado no município de Contagem-MG no ano de 2009. O Distrito Sanitário de Vargem das Flores foi comtemplado pelo programa desde o início e atualmente encontram-se vinculadas sete escolas municipais e um centro municipal de educação infantil. A Escola Municipal Professora Ana Guedes Vieira foi a escolhida para elaboração do diagnóstico situacional proposto pela disciplina Planejamento e Avaliação das ações de saúde, e por meio dele, percebeu-se que o problema prioritário identificado nesta escola foi o início da vida sexual de jovens escolares sem orientação e, portanto, sem conhecimentos dos riscos a que estão expostos. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi propor um plano de intervenção com o intuito de formar um grupo de jovens multiplicadores na área da saúde sexual e reprodutiva por meio do debate de assuntos específicos para construção de seu conhecimento. O caminho metodológico para elaboração deste trabalho apresentou duas etapas: realização e análise dos dados do diagnóstico situacional e revisão bibliográfica na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) com vistas à identificação de material já publicado sobre o tema deste estudo. Espera-se que as dinâmicas propostas no Plano de intervenção possibilitem resultados positivos e que os adolescentes se sintam protagonistas e vivam a própria sexualidade com conhecimento, afetividade e consciência crítica.
Abstract: The Health Program at School (HPS) was started in Contagem city in 2009. The Vargem District of flowers was contemplated for this program since the begin and now seven schools and a municipal center of childish education are bound at the program. The Municipal School Teacher Ana Guedes Vieira was chosen for the elaboration of the situational diagnosis proposed by the planning and evaluation of health actions matter, and it realized up the principal problem in this school was the schoolchildrens sexual debut without orientation, and therefore, without knowledge of the risks they are exposed. So, the objective of this work was to propose an intervention plan with the intention to form a young multipliers group in the area of sexual and reproductive health through discussion of subjects for the construction of their knowledge. The methodological process for the elaboration of this work presented two steps: achievement and data analysis of the situational diagnosis and literature review in the Virtual Health Library (VHL) in order to identify published material about the subject of this study. It is expected that the dynamics motions in the Intervention Plan allow positive results and that adolescents feel protagonists and they live their sexuality with knowledge, affectivity and critical awareness.
Subject: Saúde da família
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-A45GGL
Issue Date: 18-Apr-2015
Appears in Collections:Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família

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