Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-A4RESD
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Comunicação visual e comunicação sonora: uma relação semiótica: uma análise crítica, comparativa e classificatória, elaborada a partir da literatura especializada existente
Authors: Jalver Machado Bethonico
First Advisor: Julio Cesar Machado Pinto
First Referee: Isis Paim
Abstract: Este trabalho é um estudo das possibilidades de relacionar a comunicação visual e a comunicação sonora com seu contexto e uma com a outra, a partir de uma análise da literatura já existente e dentro dos parâmetros teóricos da Semiótica de Peirce. O objetivo é trazer para a Ciência da Informação um conhecimento sistematizado do universo das transferências de informação audiovisuais, em termos de processos comunicacionais, e propor possibilidades de relacionar a comunicação visual e a comunicação sonora, apontando lacunas no estudo desta área. A perspectiva geral é a de fornecer um saber que viabilize uma prática e que contribua para a satisfação das crescentes necessidades de comunicação e expressão do ser humano.
Abstract: This is a study of the possibilities of establishing relationships between visual and sound communication, having an analysis of pre-existing literature as a point of departure. The study is to be carried out within the theoretical parameters of Peirce`s semiotic. Its objective is to contribute to informational science with systematized knowledge of the universe of audio-visual information transfers, in terms of communicational processes, as well as to propose possibilities of establishing the aforementioned relationships, pointing, at the same time, to deficiencies in this area of studies. The overall perspective is one of attempting to produce a body of knowledge that is instrumental for practice, which may also help meet the growing human need for communication and expression.
Subject: Comunicação
Comunicação audiovisual
Semiótica e comunicação
Linguagem audiovisual
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-A4RESD
Issue Date: 4-Dec-1995
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
completa.pdf7.69 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.