Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-A4RFZQ
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Isis Paimpt_BR
dc.contributor.referee1Ligia Maria Moreira Dumontpt_BR
dc.contributor.referee2Maria Tereza da Cunha Coutinhopt_BR
dc.contributor.referee3Maria Auxiliadora Monteiro Oliveirapt_BR
dc.contributor.referee4Carlos Alberto Marques Pietrobonpt_BR
dc.creatorJose Wilson da Costapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T20:56:01Z-
dc.date.available2019-08-14T20:56:01Z-
dc.date.issued2002-09-27pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-A4RFZQ-
dc.description.abstractDistance education (learning) has become a reality in contemporary society. New information and communication technologies continue to expand the number of pedagogical possibilities for both student and techer (instructor). The current investigation of distance education reflects a scientific orientation that perceives man as a social being who learns through relations with others, large cultural influences are also explored. Futhermore, human cognition is examined through an ecological framework where information and knowledge are, at the same time, source and product of knowing. Specifically, this work inquiry examines a distance learning course offered by PUC Minas Virtual that implements new information and communication technologies with the objective of furthering this educational modality and providing evidence for is efficacy. The research paradigm utilized was observational in nature. It analyze, through multiple perspectives, both the teaching and learning process involved in distance learning and was established in theories of learning in compliance with a constructivism conception of the knowledge. The current investigation seeks to provide readers with relatively new methodology of education in the modalities of distance courses.pt_BR
dc.description.resumoA educação a distancia torna se uma realidade na sociedade contemporânea e nesse sentido as novas tecnologias da comunicação e da informação potencializam a cognição humana e ampliam as possibilidades de mediação entre os diversos atores do processo de ensino/aprendizagem. Refletindo uma concepção de ciência que integra o homem no contexto social e de uma ecologia cognitiva, na qual a informação e conhecimento são, ao mesmo tempo, fonte e produto do saber fez se investigação de um dos cursos oferecidos a distancia pela PUC Minas Virtual que utiliza intensamente as novas tecnologias de informação com o objetivo de discutir e avaliar o processo de conhecimento que ocorre e que pode vir a ocorrer nos ambientes a distancia. A pesquisa apoiou-se na técnica da observação, dentro da perspectiva de se analisar, sob múltiplos olhares, o processo de ensino/aprendizagem. A pesquisa foi feita sob a ótica de uma visão construtivista do conhecimento, buscando contribuir com diretrizes orientadoras para uma nova metodologia de ensino nas modalidades de ensino nas modalidades de cursos a distancia.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConstrutivismopt_BR
dc.subjectInteracionismopt_BR
dc.subjectTecnologias da comunicação e da informaçãopt_BR
dc.subjectEducação a distanciapt_BR
dc.subjectEnsino/Aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.subject.otherConstrutivismo (Educação)pt_BR
dc.subject.otherEnsino à distânciapt_BR
dc.subject.otherCogniçãopt_BR
dc.subject.otherTecnologia da informaçãopt_BR
dc.titleInformação, aprendizagem, conhecimento: a tríplice aliança no contexto da educação a distânciapt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jose_wilson_da_costa.pdf58.62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.